Portugal vence Bulgária por 2-1 e fica muito perto do Europeu de futebol sub-17
A seleção portuguesa de futebol de sub-17 venceu hoje a Bulgária, por 2-1, em Tondela, e basta-lhe agora um empate, na última jornada, para o apuramento direto para o Campeonato da Europa de 2022.
No Estádio João Cardoso, Marinov adiantou os búlgaros com um golo logo aos dois minutos, com Portugal a chegar ao empate aos 29, por intermédio de Ussamane Djaló, com Gustavo Varela a confirmar a reviravolta no marcador com um golo aos 86.
Portugal entrou praticamente a perder, com Marinov a aproveitar a alguma apatia da defesa portuguesa e a finalizar com êxito, após assistência de Trung Do.
Os comandados de José Lima demoraram alguns minutos a entrar no jogo, mas, até final, dominaram a seleção da Bulgária, e só o guarda-redes Aleks Bozhez, com um punhado de defesas de grande qualidade, e o desacerto na finalização iam impedindo Portugal de marcar.
O empate surgiu aos 29 minutos, numa recarga oportuna de Ussamane Djaló e, aos 44 minutos, Rodrigo Ribeiro ainda acertou no poste, mas Portugal foi empatado para o intervalo.
Na segunda parte, acentuou-se o domínio luso e Gustavo Varela, lançado por José Lima no jogo aos 84 minutos, na primeira vez que tocou na bola fez o golo da vitória, aos 86 minutos, numa recarga vitoriosa a um remate de Ussamane Djaló, que o guarda-redes búlgaro não segurou.
No outro jogo do Grupo 8, a Finlândia bateu, em Penalva do Castelo, a República da Irlanda por 3-2, deixando as contas do apuramento em aberto para a última jornada, com Portugal a defrontar na terça-feira, 29 de março, a Finlândia, no Fontelo.
Aos portugueses, que somam seis pontos, contra os três de Bulgária e Finlândia, segunda e terceira classificadas, basta um empate para garantirem o primeiro lugar e marcarem presença no Europeu 2022 de Sub-17, que se vai jogar em Israel.
Jogo no Estádio João Cardoso, em Tondela.
Bulgária - Portugal, 1-2.
Ao intervalo: 1-1.
Marcadores:
1-0, Borislav Marinov, (02 minutos).
1-1, Ussumane Djaló, 29.
1-2, Gustavo Varela, 86.
Equipas:
- Bulgária: Aleks Bozhev, Simeon Vasilev, Rosen Marinov, Petar Gospodinov, Slavi Chakarov, Antoan Stoyanov, Nedzhib Hazdzha (Petar Kirev, 63), Trung Do, Borislav Marinov (Stefan Traykov, 69), Asen Mitkov e Roberto Raychev (Mihail Tsonwv, 69).
(Suplentes:Illiev, Mihail Tsonev, Konstantin Pavlov, Viktor Vasilev, Stefan Traykov, Petar Kirev e Alexander Petrov).
Selecionador: Yordan Petkov.
- Portugal: Diogo Fernandes, Martim Fernandes, Diogo Monteiro, Luís Gomes, João Conceição, Rafael Luís, João Veloso (Afonso Duarte, 84), Ussumane Djaló, Rodrigo Ribeiro (Gustavo Varela, 84), José Rodrigues (Afonso Moreira, 73) e Ivan Lima (Tiago Pinto, 79).
(Suplentes: Diogo Silva, João Muniz, Leonardo Barroso, Diego Rodrigues, Gustavo Varela, Afonso Duarte, Tiago Pinto, Afonso Moreira e João Gonçalves).
Selecionador: José Lima.
Árbitro: Ion Orlic (Moldávia).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Nedzhib Hazdzha (12), Antoan Stoyanov (23), Luís Gomes (32).
Assistência: Cerca de 537 espetadores.