A Guerra País

Centenas de fiéis no Santuário de Fátima para a consagração da Rússia e Ucrânia

A Rússia e a Ucrânia vão ser consagradas ao Imaculado Coração de Maria, a pedido do Papa Francisco.

None

Centenas de pessoas estão já concentradas junto à Capelinha das Aparições, em Fátima, onde a partir das 16:00, terá lugar a recitação do rosário, na qual serão consagradas a Rússia e a Ucrânia ao Imaculado Coração de Maria.

A cerimónia será presidida pelo Esmoler Apostólico, cardeal Korad Krajewski, como Legado Pontifício, em simultâneo com a consagração que o Papa Francisco fará na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

O movimento no Santuário de Fátima começou, a partir da hora de almoço, a registar um aumento comparativamente ao normal em dias de semana normais, com os fiéis a tentarem aproximar-se o mais possível da Capelinha das Aparições, onde é esperado também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

"Descuidamos os compromissos assumidos como Comunidade das Nações e estamos a atraiçoar os sonhos de paz dos povos e as esperanças dos jovens. Adoecemos de ganância, fechamo-nos em interesses nacionalistas, deixamo-nos ressequir pela indiferença e paralisar pelo egoísmo", lê-se na oração preparada pelo Papa Francisco para a consagração de hoje.

O Papa considera também que os homens esqueceram "a lição das tragédias do século passado, o sacrifício de milhões de mortos nas guerras mundiais".

"Apagai o ódio, acalmai a vingança, ensinai-nos o perdão; Libertai-nos da guerra, preservai o mundo da ameaça nuclear; (...) mostrai aos povos o caminho da fraternidade", serão alguns dos apelos deixados naquela oração.