5 Passos para a limpeza de manchas escuras e calcário nos azulejos
As juntas dos azulejos acumulam sujidade de todos os tipos: gordura, manchas, bolor e poeira.
Se não fizermos nada, essas juntas vão acumulando sujidade, ficando escuras. Por isso, convém fazer com frequência uma limpeza em profundidade, para não chegar a esse ponto!
Para além disto, temos os depósitos de calcário que se acumulam nas superfícies, impedindo que as torneiras e outras superfícies brilhem.
Existem alguns alertas sobre a limpeza de juntas:
1) Em primeiro lugar, utilize uma solução de água e detergente com desinfetante para limpá-las, depois apenas água e deixe-as secar;
2) Utilize uma escova dura para esfregar as juntas, mas evite as de metal, porque estas desgastam a argamassa;
3) Não use lixívia na limpeza das juntas com argamassas coloridas, visto resultar na descoloração das mesmas;
4) Apenas em caso de extrema sujidade aplique produtos de limpeza mais agressivos, como: a lixívia e derivados com ácido clorídrico. E não se esqueça de usar óculos de proteção e luvas, bem como abrir as janelas e portas. Se possível, ligue o ventilador, para assegurar uma ventilação adequada;
5) Faça um teste com o produto a usar numa pequena área antes de iniciar a limpeza completa. Isso irá garantir que a argamassa não seja danificada ou corroída.
A Biosoluções® comercializa uma vasta gama de produtos de limpeza e desinfeção.
Relativamente à limpeza das juntas, aconselhamos usar o Multiusos Desinfetante CTC-13, um produto em modo de detergente, que lava e desinfeta numa só ação. Carece apenas de diluição, uma vez que é um produto concentrado.
Pode ser utilizado num borrifador, desde que devidamente identificado, com uma diluição de 10%, para limpar e desinfetar superfícies. É recomendada a sua utilização em várias áreas alimentares, incluindo bancadas, tábuas de corte, mesas, expositores, frigoríficos e congeladores, equipamento de cozinha, estantes, pedilúvio, pavimentos e paredes.
Após a sua utilização, uma vez que este produto faz espuma, aconselhamos a que enxague as superfícies com água, no final do procedimento.
Pode ser utilizado também para limpar o chão das cozinhas ou restaurantes, com um balde e uma esfregona, mas aconselhamos a que retire o excesso de produto com uma esfregona limpa, para que o piso não fique escorregadio e com resíduos químicos.
Em situações mais críticas, o uso de produtos mais agressivos como o ácido clorídrico é necessário, contudo há que ter em atenção que este é extremamente corrosivo, pelo que deve ser usado com muita cautela.
Sugerimos, portanto, que o use quando não estiverem funcionários na sua empresa e num espaço muito bem ventilado, visto que liberta vapores prejudiciais às vias respiratórias, quando usado em excesso. Para além disso, adquira luvas resistentes já que o contacto com a pele pode provocar queimaduras.
Para aplicar, sugerimos que use o dobro da quantidade de água para a de ácido. Tenha atenção e adicione sempre o ácido concentrado lentamente à água e não o contrário, pois a mistura liberta calor e pode provocar a projeção do líquido. Isso pode dar origem a queimaduras na pele e lesões oculares graves!
Todos os produtos Biosoluções® têm ficha técnica e de segurança. Logo, ao utilizá-los corretamente, deixando atuar por alguns minutos e enxaguando com água abundante a seguir, observará que as manchas negras desaparecerão de imediato da superfície.
Contacte-nos para uma maior rentabilidade nas limpezas em segurança, sem riscos para a saúde e para o meio ambiente!
Fazemos um diagnóstico gratuito às suas necessidades e apresentamos-lhe uma proposta de acordo com o que precisa, sem compromissos.
291 930 500