Governo ainda não sabe se haverá descida do preço dos combustíveis na próxima semana
O secretário regional Finanças, Rogério Gouveia, afirmou, esta terça-feira, que ainda não dá prever se o valor dos combustíveis vai baixar na próxima semana, como está a acontecer no continente.
“Hoje ainda é terca-feira e é prematuro. Ainda não conseguimos aferir que preço de referência vamos ter na próxima semana. O que estamos a fazer é acompanhar ao dia a cotação e, infelizmente, o que verificamos hoje é que o petróleo já está novamente a rondar os 120 dólares. Se continuar assim, infelizmente, não podemos esperar grandes descidas de combustíveis já na próxima semana”, afirmou, à margem da assinatura do protocolo do Governo Regional com o Banco BEST, que visa alargar o leque de recursos e benefícios ao dispor dos funcionários da Administração Pública.
Nós temos um método diferente no apuramento de fixação do preço aqui na região, do que existe no continente. Lá existe um mercado liberalizado, portanto, o reflexo de aumento ou reduções de preço é de forma imediata. Aqui na região existe uma fixação administrativa do preço, feita semanalmente, com base nos mercados de referência da Europa, através dos valores que são publicados pela Direção Geral da Energia da União Europeia e é nesse pressuposto que esta fórmula prevê atenuar subidas abruptas do custo dos combustíveis, como aconteceu nas últimas semanas em que no continente tivemos crescimentos bastante acentuados e na Região conseguimos atenuá-los. No entanto, isso também se verifica quando há uma descida dos preços, em que a mesma também é atenuada com base no critério de referência Rogério Gouveia, secretário regional das Finanças