5 Sentidos

'Santa Curtas' com 20 realizadores e concurso de curtas-metragens

None

A edição deste ano do Festival Santa Curtas, uma organização do Departamento de Cultura da Câmara Municipal de Santa Cruz, em parceria com a NOS Madeira, vai contar com 14 curtas-metragens de sete países e um total de 20 realizadores, revela a autarquia

Outra novidade é o lançamento de um concurso de curtas-metragens direccionado para alunos do secundário e universitários, com dois prémios na categoria juvenil e adulto. Os prémios, patrocínio da NOS Madeira, são respectivamente de 500 e 1000 euros.

O concurso tem como principal objectivo "estimular a criatividade dos/as interessados/as pela produção audiovisual, através da realização de curtas-metragens" e também "uma forma de promover e valorizar o trabalho realizado pelos/as participantes, favorecendo a divulgação e desenvolvimento das suas competências".

O regulamento de participação já está disponível on-line (em netmadeira.com), sendo que uma das regras é que os filmes sejam gravados com dispositivos movéis (ou seja, telemóveis e tablets).

Na apresentação do festival estiveram presente os alunos do curso de Artes Visuais da Universidade da Madeira e o Clube Escola TV Canas da 2+3 do Caniço, aos quais foi lançado o desafio.

Este ano, o Santa Cruz conta, ainda, com o programador oficial, Pedro Pão, que é também responsável pelo Screenings Funchal dos Cinemas NOS, o qual realçou a "qualidade da iniciativa" que tem acompanhado nos últimos anos e que acredita que "este ano dará mais um salto qualitativo".

Emanuel Gaspar, coordenador da Casa da Cultura de Santa Cruz, relevou também o crescimento do projecto e a "missão que este tem de ciar novos públicos".

Élia Ascensão, a vice-presidente com o pelouro da Cultura, apelou aos alunos para aproveitarem "uma iniciativa que decorre em Santa Cruz e na Região, com qualidade comprovada e agora mais inclusiva porque abrirá portas a novos talentos e dará espaço para que os jovens e adultos possam desenvolver o seu talento e a sua paixão".

Por seu turno, Ricardo Cardoso, da NOS Madeira, sublinhou o "gosto" que a empresa tem em participar nesta iniciativa e também lançou o desafio aos jovens presentes para apresentarem os seus trabalhos.

O autarca Filipe Sousa enalteceu a "trajectória ascendente da Casa da Cultura e das suas iniciativas", agradecendo aos alunos e professores presentes e também a parceria da NOS Madeira.