“É necessário promover maiores condições de segurança e locais de trabalho mais saudáveis”
A delegação regional da Madeira da Ordem dos Psicólogos Portugueses realiza hoje o seminário ‘Saúde e Bem-Estar: como viver melhor o trabalho’, no hotel The Vine. A iniciativa, que conta com cerca de 80 participantes, pretende fazer uma análise à forma como é percepcionado e vivido o trabalho hoje em dia.
Na sessão de abertura, Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania, destacou a importância deste tema, pois considera que é fundamental “abordar o papel tão relevante que o trabalho tem nas nossas vidas”. Dessa forma, a governante afirmou que é necessário “implementar um conjunto de sistemas efectivos e eficazes de prevenção de riscos profissionais, incluindo os psicossociais, tão relevantes nos tempos actuais, que promovam maiores condições de segurança e locais de trabalho mais saudáveis”.
“A Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), publicaram recentemente um relatório mundial de monitorização dos acidentes e das doenças profissionais ou relacionadas com o trabalho, que conclui que estas doenças e os acidentes relacionados com o trabalho foram responsáveis, antes da pandemia, por 1,9 milhões de mortes em todo o mundo. Apenas num ano” - Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania
Desse modo, a secretária regional, Rita Andrade, considera que para uma melhor qualidade e promoção dos locais de trabalho é necessário um “conjunto de esforços no qual todos os intervenientes, incluindo empregadores, trabalhadores e associações sindicais, ordens profissionais, como a Ordem dos Psicólogos, têm um papel fundamental". Nesse sentido, afirmou que é preciso apostar num conjunto de actividades, tais como: promover uma cultura de prevenção nas escolas e empresas, auscultar os trabalhadores em matéria de melhoria da organização do trabalho e promover também as questões de saúde física e mental dos trabalhadores, apostando na medicina do trabalho e a medicina preventiva.
Para além disso, a governante frisou que é, igualmente, importante saber tirar partido das potencialidades da inovação tecnológica, da inteligência artificial e da robótica, pois já “são uma realidade no mundo do trabalho” e porque, resultante da pandemia, originaram grandes transformações no mundo laboral.
“É por isso necessário acautelar e preparar os processos de transição para estas novas tecnologias de forma positiva, planeando-as e avaliando a cada momento o seu impacto na vida dos trabalhadores, garantindo uma transição tecnológica igualmente positiva, onde todos os interlocutores tenham um papel ativo e ganhador face aos desafios tecnológicos em curso” - Rita Andrade, secretária regional da Inclusão Social e Cidadania.
Por fim, Rita Andrade anunciou que no próximo dia 28 de Abril, a Secretaria Regional da Inclusão Social e Cidadania, através da Direção Regional do Trabalho e Ação Inspetiva, irá assinalar o Dia Mundial para a Segurança e Saúde no Trabalho, num encontro onde estarão reunidos grande parte dos técnicos superiores e técnicos de segurança no trabalho que actuam na nossa Região, bem como representantes de empresas, que darão o seu testemunho acerca dos processos e organização das atividades de segurança e saúde no trabalho.