Madeira

Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família distinguido com 'Selo Protector'

None

O Centro de Reabilitação Psicopedagógica da Sagrada Família (CRPSF), Unidade de Saúde pertencente às Irmãs Hospitaleiras, foi agraciado com o 'Selo Protector', distinção atribuída pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens (CNPDPCJ) e que se caracteriza como uma medida inovadora e de reconhecido mérito na promoção de uma maior eficácia e eficiência do sistema português de proteção da população infanto-juvenil.

Em nota emitida, o CRPSF destaca que "é com muito alegria e gratidão" que recebem o reconhecimento que vem validar "o trabalho e dedicação do Centro, em prol das crianças e jovens com deficiência e doença mental da Região Autónoma da Madeira, durante os últimos 71 anos". 

As crianças e jovens com deficiência e doença mental em instituição, devido às suas limitações e fragilidades, constituem um grupo de risco relativamente à garantia do respeito pelos seus direitos. Desta forma, a candidatura ao 'Selo Protector: garantir os Direitos das Crianças em todos os Contextos de Vida', permitiu a realização de um autodiagnóstico, o levantamento de boas práticas, e incentivou a uma melhoria contínua na promoção e salvaguarda dos Direitos das Crianças.

Actualmente, o CRPSF apoia 224 crianças e jovens, sendo que uma das áreas assistenciais do Centro é a da Educação, tendo uma Escola do 1.º Ciclo com Paralelismo Pedagógico.

A cerimónia de entrega da distinção decorreu no Auditório Sr.ª da Boa Nova, no Estoril, esta quarta-feira, 16 de Março de 2022. No total foram entregues 48 selos protectores a entidades de todo o país.