5 Sentidos

Talento nacional e regional no XX Exposição Regional do Limão

None

A Casa do Povo da Ilha assinala nos próximos dias 02 e 03 de Abril, a XX Exposição Regional do Limão. Esta homenagem aos produtores agrícolas madeirenses e aos produtos de excelência regionais, contará com a animação da dupla nacional Tiago Neto & Paulo Fragoso e com a forte participação de artistas regionais, entre os quais, a Banda Fixe e Márcio Amaro.

A Banda Fixe surgiu na Ponta do Sol, em 1996, composta por cinco elementos daí naturais: Ângelo Santos (Teclado), José Abreu (Voz), Márcio Silva (guitarra), Nelson Abreu (bateria) e Paulo Silva (baixo). A banda tem actuado um pouco por toda a Ilha, assim como no estrangeiro, junto das comunidades madeirenses espalhadas pelo mundo. Para assinalar o XXV Aniversário, a Banda lançou em 2021 o álbum, “Banda Fixe, 25 anos”, do qual iniciarão neste ano de 2022, na Freguesia da Ilha, uma digressão com a mesma designação.

No domingo, dia 03 de abril, pelas 16 horas, será a vez de subir ao palco, a dupla nacional Tiago Neto & Paulo Fragoso.

Conheceram-se no Grupo Etnográfico da Região da Lousã. A dupla surge em 2008, com a primeira actuação a ter lugar em Cabeço do Moiro (Lousã). A aceitação do público foi enorme e nesse mesmo ano, tiveram cerca de 30 actuações por todo o país.

Estes dois tocadores de concertina e cantadores ao desafio fizeram várias adaptações de músicas carismáticas para o som da concertina, e contam também, no seu repertório com várias músicas e letras originais, que não deixam indiferentes os vários seguidores deste grupo, despertando boa disposição e alegria.

Gravam o seu primeiro CD no início de 2009, em 2010 lançam um segundo álbum, e ainda um DVD gravado num espectáculo ao vivo na sua terra natal (Lousã). Em 2014 lançam o seu terceiro trabalho intitulado “Vida de Solteiro” e no ano seguinte, “Vamos Curtir”. Em 2017, pela País Real lançam o álbum “A Festa Já Começou”. Em 2018 novamente pela País Real, lançam “Não Há Verão Sem Emigrantes”.

Logo após, será a vez de Márcio Amaro e a sua Banda, também conhecido artista madeirense, actuar pelas 17 horas. Este artista conta já, também, com um vasto percurso a nível musical, quer em actuações na Madeira, quer no estrangeiro, concretamente para os emigrantes. As músicas mais ouvidas deste artista são “Na Ponta do Cais”, “Já não dá” e “Perdido sem Ti”.

De referir ainda, que no dia 02 de Abril, sábado, terá lugar no auditório da Casa do Povo da Ilha, a exemplos de edições anteriores, uma palestra técnica, com oradores da área agrícola, que será divulgada oportunamente.

Relembramos que estão abertas as inscrições para a Festa do despique, prova cega de licores e sobremesas de limão e exposição de limão, para os agricultores de toda a região.

Esta Exposição Regional tem vincado, desde 2002, a promoção das particularidades culturais, sociais e económicas da população da freguesia da Ilha bem como, a dinamização da economia local e regional, que promete oferecer um programa ecléctico, contemplando um conjunto de diversas actividades culturais e recreativas.