Governo Regional vai continuar a investir no ensino artístico da Região
Garantia foi deixada pelo secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho
A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através do Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira (CEPAM), apresentou, esta quarta-feira, 16 de Março, no salão nobre daquele estabelecimento de ensino, o primeiro volume ‘Música Pop Portuguesa’ de uma nova colecção editorial direccionada para coros intitulada ‘Grandes Êxitos para Coro’.
O livro ontem mostrado ao público apresenta dez canções portuguesas, com arranjos de João Caldeira, popularizadas tanto nas rádios como nas principais redes sociais, cada uma delas pensada para ser cantada a vozes mistas e escrita para soprano, alto e tenor.
Presente naquela apresentação, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, destacou a actuação do CEPAM: "Esta casa revelou-se determinante para o seu desempenho profissional e traduz-se agora numa melhoria significativa, do ponto de vista didáctico-pedagógico, na qualidade do ensino administrado neste conservatório".
O governante agradeceu o empenho, dedicação e trabalho na produção daquele documento e elogiando a direcção do CEPAM por procurar criar suportes para que o ensino artístico tenha qualidade superior.
"Da parte do Governo Regional há o compromisso para investir e apoiar as iniciativas que procurem melhorar as condições para o ensino artístico e, dessa forma, corresponder às expectativas, às motivações e aos talentos que existem", concretizou Jorge Carvalho.
A obra já está a ser utilizada nas aulas de coro, uma das três disciplinas do curso básico de música do ensino artístico especializado e que reúne um número considerável de alunos, tanto na sede como nos diversos polos e núcleos espalhados pela região.
"Cantar é muito importante para a educação auditiva e para a socialização dos alunos enquanto classe de conjunto. Este livro é importante porque, embora exista muita música coral de grandes compositores, como Mozart, Beethoven, etc., estão em alemão, francês ou italiano, e para as idades em questão – entre os 10 e os 15 anos – a preferência recai nas músicas portuguesas pop. Pensámos então que a melhor forma de motivar as crianças para o coro era criar um livro com músicas que elas gostam e conhecem", explicou Carlos Gonçalves, Presidente do CEPAM, revelando ainda que outros conservatórios do país já adquiriram e estão a utilizar o livro com os respectivos coros. "A região já exporta conhecimento", relevou.
O autor de ‘Música Pop Portuguesa’, João Caldeira, ele próprio antigo aluno do conservatório, então no coro sob a batuta de João Atanásio, incentivou as crianças ali presentes a seguirem o seu exemplo. "Já fiz a minha parte. Agora vocês, quando crescerem, peguem nesta formação que recebem e partilhem-na com os outros, ponham em prática aquilo que aprenderam", incitou.
A colecção ‘Grandes Êxitos para Coro’ pretende apresentar canções tidas como grandes êxitos, preparadas para serem interpretados por coros. Escritas para soprano, alto e tenor, as canções estarão cifradas e com o respectivo acompanhamento ao piano, para que a sua aplicação seja facilitada tanto em contexto amador como em contexto escolar.
Em ‘Música Pop Portuguesa’, disponível para venda online na Loja do Conservatório (https://lojaconservatorio.pt), as canções abordadas são: A Máquina (Amor Electro), Amar pelos Dois (Salvador Sobral), Balada do Desajeitado (D.A.M.A), Como ela é Bela (Agir), Corzinha de Verão (Deolinda), Espera (Fernando Daniel), Na Ilha (Elisa Silva), Para os Braços da minha Mãe (Pedro Abrunhosa), Pica do Sete (António Zambujo) e Quem és tu Miúda (Os Azeitonas).