Madeira

Vinho Madeira na ‘Big Fortified Tasting’ em Londres

Evento contará com a presença de cinco empresas produtoras regionais

None

O Vinho Madeira vai reforçar a presença em Londres, através da participação na Feira Big Fortified Tasting (BFT), numa acção orientada pelo Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira (IVBAM), em conjunto com cinco empresas do sector.

A BFT realiza-se a 31 de Março, na Church House, em Westminster e contará com a presença de cinco empresas produtoras e exportadoras de Vinho Madeira, as quais darão a conhecer os seus vinhos, em prova aberta - Justino’s Madeira Wines, Henriques & Henriques, Madeira Wine Company, Vinhos Barbeito e Pereira D’Oliveira.

Para além das provas abertas, a promoção do Vinho Madeira será reforçada com a realização de um masterclass, ministrado por Rubina Vieira, responsável pelo Gabinete de Ações Educativas do IVBAM, sob o tema ‘As Icónicas Castas de Vinho da Madeira’.

A BFT é a maior e mais diversificada feira anual dedicada exclusivamente aos vinhos fortificados, recebendo produtores de vinhos fortificados de todo o mundo, abrangendo uma grande variedade de estilos fortificados, categoria onde insere o Vinho Madeira. Em 2019, último ano em formato presencial, devido às restrições causadas pela pandemia covid–19, contou com a presença de 62 produtores, num total de 345 vinhos e mais de 600 visitantes inscritos.

Este ano, regressa ao formato presencial, numa atmosfera dinâmica para cativar a audiência, destinada a especialistas e interessados em vinhos fortificados, de diversos ramos, entre os quais comerciantes de vinho, canal HORECA, universidades e imprensa em geral, enólogos, bloggers, sommeliers, wine educators da WSET (Wine & Spirit Education Trust), entre demais conhecedores vínicos.

A acção vem reforçar a aposta do IVBAM na promoção internacional do Vinho Madeira, representando uma oportunidade estratégica para os agentes económicos do sector divulgarem as suas marcas num dos principais mercados de exportação de Vinho Madeira, o Reino Unido, o qual ocupou em 2021, o 3.º lugar do ranking de comercialização de Vinho Madeira nos países terceiros, com um total em volume de  mais de 300.000 litros, correspondendo a mais de dois milhões de euros, em valor.

O custo total desta acção foi co-financiado em 85% por fundos comunitários veiculados pelo 'Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020' e o restante suportado pelo Orçamento Regional.