Despovoamento rural preocupa o Curral das Freiras
Presidente da Junta de Freguesia reclama mais investimento
Depois de abrir a cerimónia comemorativa dos 232 anos da freguesia do Curral das Freiras com manifestação de solidariedade com as vítimas "da guerra estúpida e despropositada "na Ucrânia, Salustino Jesus, presidente da Junta de Freguesia considerou o grande desafio a estagnação resultante do despovoamento rural.
Para combater esta realidade diz ser "necessário medidas políticas de incentivo" não deixando de apontar o "desinvestimento governativo" como uma das causas do despovoamento.
O autarca do PSD alertou para o risco da população ser "muito menos" daqui por uma década caso nada seja feito para estancar o esvaziamento rural que tem vindo a ocorrer na freguesia e que poderá determinar a perda da serviços públicos básicos.
Alertou ainda para os problemas que afectam as culturas da castanha e da ginja que ameaçam a identidade da freguesia. "É necessário agirmos a curto prazo", apelou. "Precisamos mais investimento público e privado".
Os trilhos pedestres na freguesia mereceu também reparo ao IFCN por não investir em percursos que deveriam fazer parte da rede de percursos pedestres recomendados. Criticas também dirigidas à ARM por cobrar indevidamente taxa de saneamento básico a quem não é servido pelo mesmo.
A desejada ligação rodoviária alternativa ao Jardim da Serra voltou a ser relembrada. Sobre o polémico teleférico sobre o vale do Curral das Freiras, nem uma palavra.