Cláudia Vieira e Lourenço Ortigão vão continuar como 'dupla' de embaixadores da Madeira
Actriz admitiu que conhece muitos recantos da ilha, mas falta uma experiência na bagagem: a passagem de ano
Os actores Lourenço Ortigão e Cláudia Vieira vão continuar como embaixadores da Madeira. O anúncio foi feito esta noite pelo secretário regional do Turismo, Eduardo Jesus.
Na ocasião, a actriz assumiu que este é um “papel muito fácil”, isto é, “ser uma porta-voz do destino”. Tarefa simples em “convidar tudo e todos” que Cláudia Vieira garante ter deixado “muito orgulhosa”. Já a ilha serve para recarregar baterias, com destaque para temperatura e oferta cultural. Uma terra onde é “fácil sermos aventureiros” e com recantos que merecem a visita.
Falta a Cláudia Vieira uma passagem de ano. “Ainda não fiz uma passagem de ano na ilha da Madeira. Espero que seja este ano. Falta-me essa experiência”, admitiu. Quanto a Lourenço Ortigão não marcou presença neste cocktail que se realizou no Centro Cultural de Belém.
Em 2022, a Associação de Promoção da Madeira desenvolverá uma campanha de 'storytelling' no âmbito da actual campanha 'Eu sei onde', na qual os embaixadores iniciarão o seu envolvimento com o destino, maioritariamente através de viagens à Madeira e criação de conteúdo para divulgação nas suas redes sociais. Num segundo momento, em 2023, os embaixadores serão os protagonistas de uma campanha multimeios de promoção do destino.
Eduardo Jesus recupera tempos vividos
Eduardo Jesus usou primeiro da palavra para destacar “uma presença” na Bolsa de Turismo de Lisboa “que é importante para a Madeira, mas sobretudo importante para este sector”.
Não se faz turismo sem presença física. Por mais que se queira inventar ou que se queira dar a volta ao problema, a verdade é que o turismo só acontece se as pessoas estiverem no sítio onde desejam estar. Por isso é preciso viajar, é preciso hospedar, é preciso alimentar toda uma cadeia que precisa, necessariamente, de presença. Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo
“Há dois anos que queríamos estar juntos. Há dois anos que queríamos ter esta oportunidade de conversar, trocar ideias, de negociar, de prometer e comprometer”, prosseguiu Eduardo Jesus, destacando que a presença da Região, este ano, na BTL “tem também um significado especial que é o de agradecer”.
É por isso “um momento de passados dois anos reconhecer o enorme empenho que todo o sector teve e o enorme exemplo que este sector deu à economia regional e à economia nacional”.
Foi sem dúvida um dos sectores mais atingidos por esta pandemia, mas foi também aquele que soube em todos os momentos encontrar nessa dificuldade uma oportunidade. Eduardo Jesus, secretário regional do Turismo
A Madeira entendeu assim que “esta era uma oportunidade de se fazer diferente e uma das grandes opções que tomou foi olhar para o posicionamento e tentar responder àquilo que o viajante mais precisava neste período”.
"Sabemos que a pandemia afectou a confiança das pessoas e era preciso transmitir confiança às pessoas para reconquistar a vontade da viagem, daí o nosso posicionamento de destino seguro", referiu.
A Madeira foi, nesse sentido, “um refúgio” para os nómadas digitais. Ou o destino de novos públicos provenientes de “origens que não estávamos habituados a trabalhar”, como os EUA e Canadá, Leste da Europa e Báltico. Neste último caso, estes países renderam ao arquipélago “8% do turismo, no Verão”.
A referida época do ano mereceu destaque de Eduardo Jesus. “Foi o melhor mês de Agosto em 200 anos de história da Madeira. Conseguimos chegar ao final do ano de 2021 com o maior número de dormidas provenientes do mercado nacional. Foram mais de 340 mil dormidas”.