Pelo menos 15 desaparecidos em aluimento de terras no Peru
Pelo menos 15 pessoas desapareceram, na sequência de um aluimento de terras no norte do Peru, disseram na terça-feira as autoridades.
"Estimamos que entre 15 e 20 pessoas ainda estão desaparecidas", disse o ministro da Defesa peruano, José Gavidia, durante uma visita à localidade, cerca de 12 horas após o desabamento da encosta.
As autoridades indicaram que pelo menos três crianças estão entre os desaparecidos.
Em vídeos filmados por moradores da vila de Retamas é possível ver toneladas de terra a cair do topo da encosta e a engolir dezenas de casas.
"A terra cobriu, segundo as primeiras observações, entre 60 e 80 casas", disse à uma rádio local o governador da região de Libertad, Manuel Llempen. As casas "estão completamente soterradas".
Várias pessoas enterradas na lama e na rocha foram resgatadas por vizinhos, que perfuraram os telhados e paredes das casas, informou a imprensa local.
"Há muitas pessoas presas... dentro das casas", disse Llempen.
O Presidente do Peru, Pedro Castillo, garantiu que o governo vai ajudar as famílias afetadas pelo desastre.
Retamas, onde vivem sobretudo famílias de garimpeiros, é uma vila de difícil acesso, localizada a 16 horas de distância da capital regional Trujillo, cerca de 500 quilómetros a norte de Lima.
Aluimentos de terras são comuns durante os meses de verão, no hemisfério sul, nos Andes peruanos devido às chuvas sazonais.