Depressão 'Célia' será sentida na Madeira a partir do fim da tarde deste domingo
Queda de neve, frio, vento, chuva e agitação marítima das previsões
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera atribuiu o nome de 'Célia' à tempestade que se aproxima do arquipélago da Madeira e que deverá ser sentida a partir do final da tarde deste domingo. Os efeitos serão mantidos até ao início da manhã de terça-feira, dia 15.
De acordo com nota do IPMA, há previsões de "vento forte do quadrante norte transportando uma massa de ar frio e instável com aguaceiros por vezes fortes, que podem ser de granizo e acompanhados de trovoada, sendo mais frequentes nas vertentes norte da Ilha da Madeira".
Além disso, prevê-se queda de neve, inicialmente nos pontos mais altos da Ilha da Madeira, descendo temporariamente para cotas acima dos 1.000 metros de altitude durante a madrugada e manhã do dia 14.
Quanto à temperatura, "deverá descer significativamente, com valores da temperatura mínima abaixo de 0°C nos pontos mais altos da Ilha da Madeira e de 11.°C no Funchal, onde a temperatura máxima não deverá ultrapassar os 15.°C".
Já o vento deverá ser forte com rajadas até 100 km/h, sendo muito forte com rajadas até 130 km/h nas terras altas, diminuindo gradualmente a intensidade a partir da tarde do dia 14.
Também no mar estão previstas alterações significativas. " Espera-se um aumento significativo da agitação marítima a partir do fim da tarde do dia 13, com ondas de noroeste com 5 a 7 metros até ao fim da tarde do dia 15, e persistindo com altura significativa superior a 4 metros no dia 16".
A mesma nota refere que no território do continente e no Arquipélago dos Açores esta depressão não deverá apresentar efeitos significativos.