Centenas de militantes credenciam-se para o XX Congresso do PS-Madeira
Pendões na Avenida do Infante anunciam “início da Madeira Primeiro”
Já arrancou o XX Congresso do PS-Madeira, sob o lema Madeira Primeiro. Neste momento, centenas de congressistas procedem à credenciação e recolha de documentação.
Entre um café e dois dedos de conversa com correligionários, há um compasso de espera até à sessão de abertura marcada para as 10h45.
Até às 10h30 decorrem as votações, nomeadamente para a Mesa do Congresso.
Segue-se a apresentação dos relatórios de actividades, a que se segue a apresentação debate e votação das propostas de Alteração Estatutária.
Após a interrupção para almoço, os trabalhos serão retomados com a apresentação e discussão da Moção de Estratégia Global de Sérgio Gonçalves, já eleito novo presidente do PS-Madeira: “Pela Madeira Competência e Compromisso”.
Depois serão apresentadas as moções sectoriais, mas o debate das mesmas será remetido para data posterior, em Comissão Regional.
Existem 11 moções sectoriais: A realidade e o futuro; Um Compromisso com a igualdade
Melhor Autonomia; Compromisso Porto Santo; Turismo Ativo na Região Autónoma da Madeira; Por um Poder Local mais participativo e solidário; Uma geração para mudar Madeira; Descomplicar e Modernizar a Administração Pública Regional; Um arquipélago global; Honrar o passado, para construir o futuro; A mudança que tarda.
Amanhã de manhã, a partir das 9 horas, começam as votações para os órgãos regionais do partido, o que acontece até às 11h30.
Às 12 horas serão revelados os resultados e, meia hora depois, começa a sessão de encerramento.
O Congresso também tem algum reflexo no exterior do Centro de Congressos da Madeira, onde decorre o encontro. Pendões, colocados nos postes de iluminação pública, diz que este é o início de uma Madeira Melhor.