A Guerra Mundo

Kremlin considera prematuro "avaliar" as negociações com a Ucrânia

None

O Kremlin considerou hoje prematuro "fazer uma avaliação" da conversações no dia anterior com o Governo de Kiev sobre a invasão russa da Ucrânia iniciada há seis dias.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o Presidente Vladimir Putin foi informado sobre as negociações, mas é "muito cedo para fazer uma avaliação".

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 660 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa desmilitarizar o país vizinho e que era a única maneira de a Rússia se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário.

O ataque foi condenado pela generalidade da comunidade internacional e a União Europeia e os Estados Unidos, entre outros, responderam com o envio de armas e munições para a Ucrânia e o reforço de sanções para isolar ainda mais Moscovo.