Rei de Espanha testa positivo à covid-19
O Rei de Espanha Felipe VI testou hoje positivo à covid-19, depois de ter sentido, na terça-feira, "sintomas leves" da doença, divulgou a Casa Real numa declaração.
"O estado geral de saúde de Sua Majestade é bom e irá manter a sua atividade institucional a partir da sua residência", segundo a declaração enviada à imprensa.
O diagnóstico positivo à doença covid-19 obrigará o monarca espanhol a permanecer em isolamento durante sete dias, nos quais as suas atividades oficiais previstas serão suspensas.
A Casa Real espanhola informa ainda que tanto a Rainha Letizia como a Infanta Sofia não têm sintomas e vão continuar as suas atividades planeadas normalmente.
Também hoje foi divulgado que a Rainha Margrethe II da Dinamarca, de 81 anos e que tinha recebido a dose de reforço da vacina anti-covid-19 em novembro, está igualmente infetada com o coronavírus SARS-CoV-2, com o palácio real a informar que a monarca regista "apenas sintomas ligeiros".
O primeiro-ministro conservador da Eslovénia, Janez Jansa, também divulgou hoje ter testado positivo à covid-19.
A covid-19 provocou pelo menos 5.748.498 de mortes em todo o mundo desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse (AFP).
A doença respiratória é provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.
A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante do mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.