PCP considera preocupante "extinção de 20% dos postos de trabalho da ANA no Aeroporto do Porto Santo"
O deputado do PCP na Assembleia Legislativa da Madeira, Ricardo Lume, reuniu hoje com a estrutura regional do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) para analisar a realidade laboral nos aeroportos da Madeira e Porto Santo.
No final deste encontro disse que "depois do ruinoso negócio para a Região Autónoma da Madeira, que resultou na entrega dos aeroportos a uma multinacional, os resultados estão à vista: aumentou a precariedade laboral, a subcontratação e aumentou a extinção dos vínculos laborais efectivos".
"Estas consequências da alteração do modelo de gestão pública, para um modelo de gestão unicamente centrado no máximo lucro e na remuneração dos acionistas da VINCI, põem em causa a estabilidade laboral e a qualidade dos serviços prestados nos aeroportos da Região", referiu.
Segundo Ricardo Lume, "a ANA/VINCI, entidade com responsabilidades na gestão e administração dos aeroportos da Região Autónoma da Madeira, vem seguindo uma linha de actuação que não dá prioridade à qualificação e elevação da prestação de serviço público nos aeroportos, infraestruturas estratégicas para o desenvolvimento regional".
"A extinção de oito postos de trabalhos efectivos no Aeroporto do Porto Santo, recentemente anunciada pela administração da ANA/VINCI, é o mais recente acto que demonstra o desprezo pela estabilidade laboral e pela aposta na qualidade dos serviços nos aeroportos da Região", apontou.
O PCP considera "inaceitável a postura da ANA/VINCI, numa estratégia de desvalorização do Aeroporto do Porto Santo através do esvaziamento do número de trabalhadores".
"Aqueles oito trabalhadores desenvolviam funções que dificilmente serão substituídas, pondo em causa a funcionalidade do Aeroporto, sendo certo que o seu número se aproxima dos 20% dos trabalhadores da ANA no Porto Santo", afirmou.
"Quando tanto se fala na possibilidade da utilização do Aeroporto do Porto Santo como alternativa à Madeira quando este não se encontre operacional, como nestes últimos dias tem acontecido, não deixa de ser surpreendente este esvaziamento, que, desde já, merece sérias reservas", sustentou.
O PCP vai solicitar a realização de uma Audição Parlamentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, com a presença do Governo Regional, a Administração da ANA/VINCI e com as associações representativas dos trabalhadores do sector, para identificar as causas da extinção dos oito postos de trabalho, as consequências e impactos destes processos, assim como identificar qual a estratégia Regional para o Aeroporto do Porto Santo.