Drone avistado no aeroporto do Porto obriga a desvio de voo para Lisboa
O avistamento de um drone durante a manhã de hoje perto do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, obrigou ao desvio de um voo para Lisboa, disse hoje à Lusa fonte oficial da ANA - Aeroportos de Portugal.
"Às 08:45 foi avistado um drone nas imediações do Aeroporto Francisco Sa Carneiro", começou por adiantar à Lusa fonte oficial da empresa que gere os aeroportos nacionais.
A mesma fonte referiu que "o controlo de tráfego aéreo manteve em espera as aterragens durante alguns minutos, tendo-se registado uma divergência para Lisboa, de voo proveniente de Lyon", em França.
Segundo o 'site' do aeroporto, o voo em causa, da Easyjet Europe, acabou por chegar ao Porto às 11:09, mais de duas horas depois do previsto, após o desvio para Lisboa.
A ANA refere que mesmo com incidente da manhã de hoje, não houve "qualquer outro impacto na operação", que "decorre com normalidade".
O regulamento da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) proíbe o voo de drones (veículo aéreo não tripulado) a mais de 120 metros de altura e nas áreas de aproximação e de descolagem dos aeroportos.