A Guerra Madeira

Turistas ucranianos retidos na Madeira alojados no Pestana Ocean Bay

Governo Regional está a apoiar 36 dos 70 ucranianos que permanecem na Região com estadia

Cerca de 50 ucranianos deixaram hoje a Madeira rumo à Lituânia. 
Cerca de 50 ucranianos deixaram hoje a Madeira rumo à Lituânia. , Foto ASPRESS

Dos 189 ucranianos que desembarcaram na Região no último sábado, cerca de sete dezenas permanecem no Funchal, entre os quais 36 estão alojados no Pestana Ocean Bay, conforme apurou o DIÁRIO.

Estes turistas permanecem na Região com o apoio do Governo Regional, através da Secretaria Regional de Turismo e Cultura (SRTC), indicou este sábado, 26 de Fevereiro, a tutela. 

O executivo madeirense garante que irá continuar a acompanhar a situação dos ucranianos na Madeira, indicando que os restantes turistas, que continuam na ilha por conta própria, estão em constante contacto com as autoridades locais.

Os dados mais recentes da SRTC indicam que 80 turistas já saíram da Madeira, cerca de 50 no voo de hoje com destino a Vilnius, na Lituânia, e os restantes em voos anteriores nos últimos dias.

Foram disponibilizados, ontem, pelo operador ITAKA 69 lugares no voo de hoje da Smartwings, para os turistas ucranianos na Madeira, o apoio aos mesmos foi garantido por aquele operador, num trabalho articulado com as autoridades lituanas.

Assim, às cinco dezenas de ucranianos já em viagem até Vilnius, a Lituânia oferece duas soluções: poderão ficar provisoriamente naquele país com todo o apoio das autoridades locais (alojamento e alimentação) ou então, se assim o desejarem, serão transportados para a Polónia, para perto da fronteira com a Ucrânia (Lublin), onde terão apoio das entidades polacas, que inclusivamente de disponibilizam para acolher os familiares dos elementos do Grupo, que ainda estejam na Ucrânia e que consigam chegar à fronteira.

Relativamente aos turistas que procuram voltar para junto dos seus familiares, o Governo Regional em articulação com a Associação de Promoção da Madeira, continua a desenvolver contactos com os operadores e companhias aéreas, dos próximos voos operados entre o Funchal e alguns países vizinhos da Ucrânia por forma a serem encontradas soluções para o seu regresso em segurança.

O secretário regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, agradece a todos os envolvidos neste processo, nomeadamente à Associação de Promoção da Madeira, os operadores e DMC, nomeadamente a ITAKA, a comunidade ucraniana residente, e a todos “os que têm contribuído para tentar amenizar e difícil situação que é vivida por estes turistas”. O governante sublinha a “colaboração excecional entre as várias entidades” e garante que “será dada continuidade a este esforço” de apoio aos cidadãos ucranianos que se encontram na Madeira, no sentido “de procurar facilitar a vida a estas pessoas que não têm qualquer culpa da situação em que se encontram e que precisam de ficar bem acolhidas na Madeira ou então, para aquelas que, se assim o desejarem, queiram regressar a casa”.

Quanto aos 220 turistas russos que chegaram à Região no passado domingo, o operador (TUI Rússia) já garantiu que amanhã chegará à Madeira um avião que os levará de regresso a Moscovo. Devido à situação actual de conflito e instabilidade, a operação entre Funchal e Moscovo, iniciada a 20 de Fevereiro, foi suspensa até dia 31 de Março. Há que sublinhar que o operador já manifestou todo o interesse em retomar a operação quando a situação de normalidade for restabelecida.