Mundo

Emmanuel Macron expressa solidariedade ao homólogo ucraniano

Foto EPA/JOHN THYS
Foto EPA/JOHN THYS

O presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou hoje o apoio e solidariedade da França à Ucrânia transmitindo a posição ao chefe de Estado ucraniano, Volodomir Zelenski, através de um contacto telefónico.

Macron falou hoje com Zelenski tendo o presidente ucraniano descrito a situação e pedido "ações múltiplas" para ajudar o país, "frisando que é necessária "unidade entre os europeus".

Por outro lado, o chefe de Estado francês também esteve em contacto com o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, que convocou para hoje à tarde uma cimeira de líderes da União Europeia, em Bruxelas. 

Emmanuel Macron convocou também uma reunião do Conselho de Defesa Nacional, em Paris, que vai prolongar-se durante as próximas horas. 

Anteriormente, o presidente francês tinha pedido à Rússia para suspender de imediato as operações militares na Ucrânia.

"A França condena firmemente a decisão da Rússia ao fazer a guerra na Ucrânia. A Rússia deve por fim imediatamente as operações militares", afirmou o chefe de Estado francês.

O presidente da Federação Russa, Vladimir Putin, anunciou hoje o início de uma operação militar no leste da Ucrânia, alegando que se destina a proteger civis de etnia russa nas repúblicas separatistas de Donetsk e Lugansk, que reconheceu como independentes na segunda-feira.

Entretanto, Moscovo anunciou o encerramento da navegação no Mar de Azov, entre a Rússia e a Ucrânia, onde as forças russas lançaram uma operação militar.

"A navegação nas águas do Mar de Azov foi suspensa às 04:00 (01:00 em Lisboa) até nova ordem", indicou a agência marítima russa Rosmorretchflot citada pela agência Interfax.