Reino Unido anuncia 160 milhões de libras para desenvolvimento de vacinas
O Reino Unido anunciou hoje 160 milhões de libras (182 milhões de euros) para ajudar a Coligação para a Inovação na Preparação para Epidemias (Cepi) no desenvolvimento rápido de vacinas.
O Governo britânico espera que o dinheiro permita ajudar a Cepi na meta de reduzir para 100 dias o tempo de desenvolvimento de novas vacinas nos próximos cinco anos, incluindo de combate a novas variantes de covid-19.
O donativo é anunciado uma semana antes de o Reino Unido organizar a Cimeira Internacional de Preparação para Pandemias, a realizar em Londres nos dias 07 e 08 de março.
De acordo com o Governo britânico, desde o lançamento da Cepi, em 2018, já doou 276 milhões de libras (330 milhões de euros).
Em janeiro, a Cepi anunciou ter recebido 300 milhões de dólares (265 milhões de euros) das Fundações Bill e Melinda Gates e Wellcome e que o objetivo era atingir 3.500 milhões de dólares (3.000 milhões de euros).
A ministra dos Negócios Estrangeiros, Liz Truss, urgiu "outros potenciais doadores a intensificarem e financiarem" esse trabalho considerado vital para ajudar a evitar futuras pandemias, "salvar milhões de vidas e evitar biliões em danos económicos".
A cimeira de Londres, destinada a angariar fundos para a investigação e desenvolvimento de vacinas pela Cepi, vai reunir personalidades da ciência e da saúde de forma presencial e virtual, incluindo o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, o Conselheiro Médico Chefe do Presidente dos Estados Unidos, Anthony Fauci, e a investigadora Sarah Gilbert, que desenvolveu a vacina Oxford-AstraZeneca.