Media Capital notifica venda de 5 rádios, incluindo a 'Comercial', aos alemães Bauer
A venda pela Media Capital aos alemães da Bauer Media Audio das rádios Cidade FM, M80, Rádio Comercial, Smooth FM e Vodafone FM foi notificada na quinta-feira à Autoridade da Concorrência (AdC), segundo aviso publicado pelo regulador.
O acordo para a venda por 69,6 milhões de euros da MCR II -- Media Capital Rádios ao grupo Bauer foi anunciado pelo Grupo Media Capital, no início deste mês, em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), mas ressalvando que faltava a aprovação regulatória, uma vez que a Bauer é uma das principais emissoras de rádio comercial e digital da Europa.
A operação de concentração, a apreciar pelo regulador, consistiu na compra pela Bauer Media Audio Holding GmbH do controlo exclusivo da MCR II - Media Capital Rádios, detida pela MEGLO - Media Global que, por sua vez, é detida pelo Grupo Média Capital.
Segundo o aviso, a MCR representa o principal grupo de rádio a operar em Portugal e detém atualmente a Cidade FM, M80, Rádio Comercial, Smooth FM e Vodafone FM, e ainda 30 rádios 'online' e 60 'podcasts'.
A Bauer Media Audio Holding GmbH, o novo dono das cinco marcas de rádio, é integralmente detida pela Heinrich Bauer Verlag Beteiligungs GmbH que, segundo o aviso, é a principal emissora de rádio comercial e digital da Europa, com atividade de radiodifusão, rádio 'online' e 'podcasts'.
A Bauer está presente em oito países europeus, através de várias marcas de rádio, e a compra das rádios da Media Capital permite a sua entrada no mercado português, onde ainda não estava presente.
Na comunicação ao mercado, em 03 deste mês, a Média Capital lembrou que a conclusão da venda das rádios estava subordinada ainda a autorização da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, devido à mudança de controlo na MCR II, e estimou que o fecho da transação ocorra até ao final de junho próximo.
A venda das rádios resulta numa mais-valia nas contas consolidadas da Media Capital, estimando o grupo de Mário Ferreira "um valor próximo" de 50 milhões euros, "que poderá ser corrigido em função dos ajustamentos no fecho da transação".
O grupo português, nesse comunicado, explicava ainda que as rádios são um negócio "maduro dentro do universo da Media Capital" e que esta venda pretende "acelerar o desenvolvimento das áreas de produção audiovisual e digital".