Victor Prior vinca necessidade em obter dados meteorológicos mais imediatos na Madeira
Delegado regional do IPMA assume “ser necessário obter informação” das estações espalhadas pela Região com outra regularidade
As 21 estações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) recolhem informações “de 10 em 10 minutos”, mas o sistema de transmissão de dados “só” emite “de hora em hora”.
Por esse motivo, o delegado regional do IPMA, Victor Prior, assume “ser necessário obter essa informação” com outra regularidade, tendo até avançado com um exemplo recente: a situação meteorológica do dia 29 de Janeiro de 2022, em Santana, que em três horas foram registados cerca de 120/mm.
“Às 19 horas, a precipitação era de 0/mm, mas depois quando fui ver às 20 horas já eram 40/mm, que foram registados entre os períodos de 10 minutos. Só depois consegui comunicar à Protecção Civil e emiti os avisos meteorológicos”, precisou, indicando que os equipamentos necessários – sistemas de aquisição e transmissão de dados - carecem de “algum investimento, mas que não se trata de “um investimento avultado”.
Apesar destes equipamentos estarem espalhados pela ilha, o IPMA continua a ter pessoas a trabalhar “24 horas por dia, porque os equipamentos, embora sejam automáticos, têm de ter alguém a olhar para eles”.
Em termos operacionais precisamos de pessoas que possam interpretar. Continua a ser necessário ter pessoas a trabalhar 24 horas por dia para saber analisar, interpretar e comparar os dados que chegam – sobretudo quando temos valores de 21 estações, na Madeira. Victor Prior
Palavras do delegado do IPMA na Madeira, Victor Prior, à margem do XVII Colóquio CIE-UMa: Educação e Desenvolvimento Comunitário, numa comunicação livre dedicada ao tema ‘Registos Meteorológicos que marcaram a Madeira em 2021’.
O delegado do IPMA considerou ainda que as alterações climáticas vieram alterar alguns dos modelos previstos para o clima e que importa, por isso, uma monitorização mais "constante", bem como profissionais capacitados para essa mesma análise e posterior comunicação/alerta às entidades e população.