Austrália classifica Hamas de organização terrorista
A Austrália anunciou hoje que vai classificar o movimento armado palestiniano Hamas como uma organização terrorista, tornando-se na última nação ocidental a fazê-lo.
Camberra tinha anteriormente listado as Brigadas al-Qassam do Hamas como um grupo terrorista, mas a nova designação abrange toda a organização.
O Hamas, que atualmente controla a Faixa de Gaza, prometeu "libertar" Jerusalém pela força e tem lançado frequentemente ataques a alvos israelitas.
"As opiniões do Hamas e dos grupos extremistas violentos da lista de hoje são profundamente preocupantes e não há lugar na Austrália para as suas ideologias de ódio", disse a ministra dos Assuntos Internos, Karen Andrews.
A designação imporá restrições ao financiamento ou outro apoio ao Hamas, com alguns delitos a incorrerem numa pena de prisão de 25 anos.
"É essencial que as nossas leis não visem apenas os atos terroristas e os terroristas, mas também as organizações que planeiam, financiam e executam esses atos", disse Andrews.
Israel tem mantido um bloqueio na Faixa de Gaza desde 2007, quando o Hamas tomou o poder no enclave.
Os EUA há muito que designam o Hamas como um grupo terrorista.
Uma decisão semelhante da União Europeia foi objeto de uma longa batalha judicial, que acabou por resultar no regresso do Hamas à lista de grupos terroristas.