Três mortes por ataques cardíacos após sismo com magnitude 6,2 na Guatemala
Um sismo de magnitude 6,2 atingiu o oeste da Guatemala na quarta-feira causando a morte a três mulheres, vitimas de ataques cardíacos, e afetando mais de 31 mil pessoas, revelaram fontes da proteção civil.
O epicentro do terramoto, com uma magnitude de 6,2 na escala de Richter, foi o distrito costeiro de Escuintla, a menos de cem quilómetros a sudoeste da capital da Guatemala, referiu o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
As autoridades locais estimaram a magnitude do sismo em 6,8 e acrescentaram que este foi seguido de um sismo secundário, de magnitude 4,8.
A proteção civil guatemalteca indicou a morte de três mulheres, vítimas de ataques cardíacos "associados ao terramoto".
O responsável da proteção civil, Rodolfo Flores, explicou que o terramoto inicial provocou deslizamentos de terra em 16 estradas, cortes de energia e danos em dez casas, afetando 31.297 pessoas.
O terremoto também foi sentido em El Salvador e Chiapas (México), na fronteira com a Guatemala.
A comunicação social local relatou danos estruturais e falhas de energia em cidades próximas da capital, como Mixco e Chimaltenango.
Este país da América Central está localizado numa área de risco de terremotos, devido à convergência de três placas tectónicas.
Em 2021, foram registados cerca de 125 terramotos que, no entanto, não causaram mortes ou danos significativos.