País

Onze dos 22 tripulantes de navio com incêndio nos Açores já estão no Faial

None

Onze dos 22 tripulantes do navio mercante que se incendiou hoje ao largo do Faial, nos Açores, "já foram resgatados" e transportados para aquela ilha, "sem necessitarem de assistência médica", disse à Lusa fonte da Marinha Portuguesa.

Aqueles tripulantes foram já "recolhidos através de um helicóptero EH 101 da Força Aérea Portuguesa" e o mesmo transporte está a "recolher os restantes 11" tripulantes, atualmente "a bordo de um navio mercante que está no local a prestar auxílio" na operação, indicou fonte da Marinha.

O navio mercante com 22 pessoas a bordo transportava automóveis, quando esta manhã emitiu o alerta por ter "fogo ativo no porão de carga", informou a Marinha Portuguesa.

O "Felicity Ace", "com bandeira do Panamá" seguia com "22 pessoas a bordo" e navegava a 90 milhas náuticas (cerca de 170 km) a sudoeste da ilha do Faial, nos Açores, quando foi dado o alerta.

Quanto ao incêndio, a fonte da Marinha ouvida pela Lusa não soube dar informações.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), está a coordenar o resgate dos tripulantes do navio mercante "Felicity Ace".

A operação de resgate "envolve diversos meios, nomeadamente o navio patrulha oceânico da Marinha NRP Setúbal e de quatro navios mercantes que navegam na área", segundo indicou a Marinha num comunicado inicial.

Foram também ativados meios da Força Aérea Portuguesa.