Chefes da diplomacia do G7 reúnem-se sábado para discutir crise na Ucrânia
Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos sete países mais ricos do mundo (G7) vão reunir-se no sábado para analisarem a crise entre a Ucrânia e a Rússia, anunciou hoje um porta-voz governamental alemão.
A chefe da diplomacia alemã, Annalena Baerbock, vai presidir à reunião que vai decorrer à margem da Conferência de Segurança de Munique, organizada nesta cidade alemã entre sexta-feira e domingo, disse ainda o mesmo porta-voz durante uma conferência de imprensa em Berlim.
A Alemanha preside neste momento o grupo dos países do G7 (Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido).
"Trata-se principalmente de prosseguir com a discussão sobre a crise provocada pelo envio de tropas russas para junto da fronteira com a Ucrânia", referiu ainda a mesma fonte.
Estão previstos outros formatos de reuniões, segundo o porta-voz, "entre Alemanha, França e Ucrânia, e uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos".
A vice-Presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, bem como o chanceler alemão, Olaf Scholz, vão participar na Conferência de Segurança de Munique.
Nenhum representante do executivo russo está anunciado, até à data, na conferência.