Lista de José Miguel Branco aborda cibersegurança e transição climática e digital
A lista RA, que concorre às eleições para os órgãos dirigentes da Região Madeira da Ordem dos Engenheiros, reuniu hoje com a Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira – AREAM. Na ocasião, foram abordados temas como a cibersegurança e a transição digital e climática.
O facto de se ter realizada a reunião com Filipe Oliveira através de teleconferência serviu de mota para abordar as questões relacionadas com cibersegurança. A lista liderada por José Miguel Branco garante que irá assumir um papel pedagógico na divulgação de precauções aos utilizadores do ciberespaço, promovendo através do Colégio de Informática a Literacia de CiberSegurança, promovendo a utilização do ciberespaço de uma forma livre, confiável e segura.
Numa nota à comunicação social, indica que este 'encontro' serviu para reforçar as boas relações já estabelecidas entre as instituições e debater inúmeros pontos de convergência, como a abordagem de novas tecnologias, a necessidade de utilização criteriosa dos recursos, a economia circular, a procura de soluções sustentáveis e a divulgação de tecnologias inovadoras.
A candidatura pretende promover debates sobre estes temas no formato 'Tardes de Engenharia', tendo também assumido o compromisso de continuar a organizar as formações que se mostrem necessárias e oportunas.
"No âmbito da transição climática e digital foi ainda abordada a importância do incremento das energias renováveis e outras formas de produção de energia, visando a sustentabilidade energética da Região. Com efeito, a matriz de desenvolvimento Regional, deve assentar em processos de descarbonização, descentralização e digitalização, quer na energia, quer na mobilidade, bem como no conhecimento, investigação e inovação, alinhadas com as prioridades da nova Estratégia Regional de Especialização Inteligente com vista à construção de uma vantagem competitiva para a Região", refere a mesma nota.