Medalhados olímpicos lideram nomeações aos prémios Desportistas do Ano
Os medalhados olímpicos Pedro Pablo Pichardo, Jorge Fonseca, Fernando Pimenta e Patrícia Mamona lideram as nomeações aos prémios Desportistas do Ano 2021, divulgadas hoje pela Confederação do Desporto de Portugal (CDP).
O triplista, campeão olímpico em Tóquio2020, o judoca e o canoísta, ambos medalha de bronze nos Jogos e antigos vencedores do galardão (2020 e 2016, respetivamente), surgem acompanhados na categoria de atleta masculino do ano pelo andebolista Rui Silva, pelo paracanoísta Norberto Mourão e pelo ciclista João Almeida, numa categoria que conta, de forma excecional, com seis finalistas, devido a um empate na votação.
Para atleta feminina do ano, Patrícia Mamona, vice-campeã olímpica em Tóquio2020, disputa o troféu com a canoísta Teresa Portela, a ciclista Maria Martins, a ginasta Filipa Martins e a judoca Telma Monteiro, que já venceu em 2010, 2011, 2014, 2016 e 2021.
Por seu lado, as seleções nacionais de andebol, futsal e ténis de mesa Síndrome de Down ITTADS concorrem para a categoria de equipa do ano, juntamente com a equipa K4 500 metros masculino de canoagem e com a equipa olímpica e paralímpica de judo.
Os treinadores de Pedro Pichardo, Fernando Pimenta e Jorge Fonseca, Jorge Pichardo, Hélio Lucas e Pedro Soares, respetivamente, encontram-se nomeados para treinador do ano, ao lado do selecionador de futsal Jorge Braz e de Lourenço França (ginástica).
Entre as jovens promessas em destaque no último ano, são finalistas o canoísta Pedro Casinha, o ciclista Iuri Leitão, o futsalista Zicky, a judoca Joana Crisóstomo e a dupla de velejadores Pedro Costa e Diogo Costa, com o último a ser o único nomeado presente no anúncio dos finalistas, na praça central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa.
"Sabíamos que éramos dos mais velhos deste lote de jovens muito bons e com grandes currículos. Tivemos bons resultados nas classes absolutas, mas, no final de contas, há campeões do mundo e da Europa. Ficámos surpreendidos por estarmos entre os cinco finalistas", expressou o velejador, aos jornalistas, depois do anúncio dos nomeados.
Os vencedores nas respetivas categorias serão conhecidos na 25.ª Gala do Desporto, que decorrerá em 03 de março, no Casino Estoril. A votação conta com a participação do público, que pode votar até às 17:00 de 02 de março, através do site www.cdp.pt.
Na Gala, para além do anúncio dos vencedores nas cinco categorias, também serão distinguidas as Personalidades do Ano, indicadas pelas federações desportivas nacionais, bem como a homenagem aos campeões europeus e mundiais em 2020/21.
Lista de nomeados:
- Atleta masculino:
Rui Silva (andebol)
Pedro Pablo Pichardo (atletismo)
Fernando Pimenta (canoagem)
Norberto Mourão (paracanoagem)
João Almeida (ciclismo)
Jorge Fonseca (judo)
- Atleta feminino:
Patrícia Mamona (atletismo)
Teresa Portela (canoagem)
Maria Martins (ciclismo)
Filipa Martins (ginástica)
Telma Monteiro (judo)
- Equipa:
Seleção nacional AA masculina de andebol
K4 500 metros masculino de canoagem
Seleção nacional de ténis de mesa Síndrome de Down ITTADS
Seleção nacional AA masculina de futsal
Equipa olímpica e paralímpica de judo
- Treinador:
Jorge Pichardo (atletismo)
Hélio Lucas (canoagem)
Jorge Braz (futsal)
Lourenço França (ginástica)
Pedro Soares (judo)
- Jovem Promessa:
Pedro Casinha (canoagem)
Iuri Leitão (ciclismo)
Zicky (futsal)
Joana Crisóstomo (judo)
Diogo Costa e Pedro Costa (vela)