Índice de preços no consumidor na Madeira aumenta para 1,5% em Janeiro
Taxa de variação média é referente aos últimos doze meses
Em Janeiro de 2022, a variação média registada pelo Índice de Preços no Consumidor (IPC) nos últimos doze meses na Região Autónoma da Madeira foi de 1,5%, uma subida de 0,4 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior, indica a Direcção Regional de Estatística.
O indicador de inflação subjacente, medido pelo índice total excluindo produtos alimentares não transformados e energéticos, apresentou uma taxa de 0,6%, valor superior em 0,2 p.p. ao observado no mês anterior.
Bens registam uma taxa de 1,9% e serviços de 0,8%
As variações positivas mais expressivas foram observadas nas classes da 'Habitação, água, electricidade, gás e outros combustíveis' (+1,9%) e dos 'Transportes' (+6,6%). Em sentido inverso, a classe da 'Educação' registou a maior variação negativa, com -3,2%, seguida da classe das 'Bebidas alcoólicas e tabaco', -1,0%.
No País, o IPC registou uma taxa de variação média de 1,5%, valor superior em 0,2 p.p. ao observado no mês anterior (1,3%).
Em Janeiro de 2022, o valor médio das rendas de habitação por metro quadrado de área útil, na Região, apresentou uma variação nula face ao mês anterior e de +1,9% se comparado com mês homólogo.