Mundo

Actividade económica na Venezuela cresce 6,8% em 2021

Foto Shutterstock
Foto Shutterstock

A atividade económica venezuelana cresceu 6,8% em 2021, num aumento ainda inferior ao nível pré-pandemia da covid-19, indicam dados do Observatório Venezuelano de Finanças (OVF).

Em termos estatísticos, o crescimento da atividade económica "corresponde inteiramente a um efeito de ricochete, tendo em conta o nível excecionalmente baixo da economia em 2020, em particular a extração de petróleo", de acordo com o OVF.

"Mas o nível de produção de bens e serviços da economia é inferior ao registado antes da pandemia, devido às fortes contrações de 2019 e 2020", precisou o observatório, em comunicado.

A atividade económica venezuelana caiu 26% em 2019, influenciada pela chegada da pandemia da covid-19, refletindo-se "num aumento exponencial da pobreza e numa redução dos rendimentos reais dos venezuelanos", indicou.

O comunicado acrescentou que 71,2% da expansão da atividade económica de 2021 corresponde ao setor do petróleo, e que os setores do comércio e serviços deram uma importante contribuição.

"Do mesmo modo, o setor financeiro mostrou uma melhoria após seis anos de declínios consecutivos, que reduziram a dimensão deste ramo da economia em cerca de 80% em comparação com 2012", referiu.

"Vale a pena sublinhar que os serviços governamentais, expressados nos gastos realizados pelo setor público em pagamentos salariais, transferências e investimento público, refletiram uma queda significativa como expressão do programa de ajustamento económico ultra-contracionista que foi implementado em 2021", adiantou.

O documento concluiu que "a recuperação da economia" venezuelana em 2021, "não está relacionada com a política económica interna, mas sim com a dupla coincidência de uma maior produção de petróleo e preços mais elevados, nenhuma das quais pode ser atribuída ao programa económico atual, mas sim a fatores externos".