Aluna da Universidade Sénior de Câmara de Lobos deixa conselho para "esquecer a velhice"
Rita Fernandes, de 73 anos, e José Manuel Henriques, de 74, são alunos da Universidade Sénior de Câmara de Lobos. Dois exemplos reais do conceito de envelhecimento activo, que o DIÁRIO dá a conhecer na rubrica 'Final Feliz' da edição impressa desta sexta-feira, 9 de Dezembro.
Aos leitores do dnoticias, a bordadeira, que é também voluntária neste projecto de formação ao longo da vida, deixa o seu testemunho:
A Universidade Sénior de Câmara de Lobos surge, em 2012, com 23 alunos e três voluntários. Hoje são mais de 100 as pessoas que dão vida ao maior projecto da casa do povo local.
Em 2017, nasce a Tuna Sénior desta instituição, que conta presentemente com 30 elementos, dos quais José Manuel Henriques é o único representante masculino (a par do professor).
O concelho que eu dou é que vissem mais homens para a casa do povo. Eu vejo outras casas do povo aqui na Madeira em que os homens aderem mais. Em Câmara de Lobos só parecem quando há passeios. José Manuel Henriques
A Universidade Sénior de Câmara de Lobos conta este ano lectivo com 99 alunos (91 mulheres e sete homens) e a colaboração de 22 professores, na sua maioria voluntários, sete dos quais seniores.
São ministradas 22 disciplinas nas áreas: teóricas, do exercício físico, da tecnologia, línguas, bordados, artes, dança, psicologia e estimulação cognitiva.
Esta é uma das 12 Universidades Seniores existentes na Madeira, tendo sido reconhecida, em 2017, como membro de Excelência pela RUTIS (Rede das Universidades da Terceira Idade).