Tiago Abiodun garante medalha no Mundial de jovens
Esta é a sexta medalha de Portugal em Mundiais, tendo sido ganha com o contributo de um madeirense, já que o seleccionador de Tiago Abiodun é o Ricardo Faria, treinador do CTM Ponta do Sol.
Nos quartos de final veneram os japoneses Yuna Ojio / Kazuki Yoshiyama por 3-2 e nos oitavos os franceses Flavien Cotton / Leana Hochart por 3-1.
A presença na final vai ser decidida esta quinta-feira, a partir das 19 horas (hora em Portugal continental), frente à dupla formada pelo sueco William Bergenblock e a polaca Natalia Bogdanowicz.
Abiodun ficou muito perto de alcançar mais uma medalha em pares masculinos, mas perdeu nos quartos de final por 2-3 frente aos japoneses Takumi Tanimoto / Kazuki Yoshiyama, prova em que faz dupla com o romeno Rares Cuesdan.
Em pares femininos, Inês Matos e Matilde Pinto foram eliminadas pelas norte-americanas Sarah Jallin e Sally Moyland, no escalão sub19.
Na edição de 2021 do Mundial, disputado em Vila Nova de Gaia, Portugal alcançou duas medalhas de bronze, pela equipa masculina de sub15 e por Matilde Pinto em pares femininos sub15.
Portugal tem, até ao momento, cinco medalhas em Campeonatos do Mundo: 4 de bronze (equipa masculina sub15 em Gaia 2021; Matilde Pinto em pares femininos sub15 em Gaia 2021; João Monteiro e Tiago Apolónia em Budapeste 2019 (seniores); Marcos Freitas e André Silva no Cairo 2006 (juniores)) e 1 de prata (Marcos Freitas e Tiago Apolónia em Santiago do Chile 2003 – juniores).
Esta quinta-feira começam as competições de singulares, com Inês Matos, Matilde Pinto e Tiago Abiodun a disputarem a ronda de 32.