Santa Cruz reforça em 252 mil euros transferências para as juntas de freguesia
Santa Cruz vai reforçar, através de contratos-programa, as transferências para as juntas de freguesia do concelho.
A novidade foi revelada pelo autarca Filipe Sousa após reunião mantida com Milton Teixeira, presidente da Junta de Freguesia do Caniço. Um encontro em que deu também a conhecer os novos programas sociais da autarquia para 2013, concretamente o apoio ao pagamento das creches e o apoio ao pagamento de prestações com a casa, devido ao aumento das taxas de juro. Medidas que assumem particular relevância no Caniço, onde vive a população mais jovem e com casa própria, adquirida com recurso ao crédito.
Sobre o aumento de transferências para as juntas de freguesia, Filipe Sousa disse que a par com os contratos inter-administrativos, no âmbito dos quais são transferidos anualmente quase 300 mil euros, Santa Cruz vai este ano assinar contratos-programa com as juntas, no valor global de 252 mil euros, equiparando, assim, em 2023, o valor que o Estado transfere para aqueles organismos do poder local.
Deste modo, está prevista a transferência de mais cerca de 19 mil e 500 euros para o Santo da Serra, 58 mil euros para Gaula, 20 mil euros para Santa Cruz, 80 mil euros para o Caniço, e 74 mil euros para a Camacha.
Estas transferências inserem-se na filosofia de transferências financeiras para as juntas de freguesia que tem sido levada a cabo desde 2014 e que reconhece, desta forma, o importante trabalho de proximidade que é devido a estes órgãos do poder local.