Mais apoios para a agricultura
A convite da Secretaria da Agricultura, participei há dias numa sessão de informação sobre os apoios que serão concedidos aos agricultores madeirenses a fundo perdido e que visam minimizar o aumento de custos dos fatores de produção. Foram anunciados três milhões de euros, o que vem mesmo a calhar, porque o custo de vida tem aumentado de forma assustadora.
Tenho dois terrenos em produção, com parcelar, e pelas contas que me apresentaram vou receber um bom apoio, ainda que seja insuficiente para as despesas que vão surgindo diariamente. Louvo, no entanto, a preocupação dos nossos governantes na tentativa de encontrarem soluções para que a agricultura madeirense não pare.
Não fosse a invasão da Ucrânia talvez esta situação não se colocasse. Somos todos alheios às loucuras que estão a ser cometidas pelo presidente da Rússia, por isso todas as ajudas, mesmo que possamos considerar escassas, serão sempre bem vindas.
Vou, portanto, esperar que as verbas sejam disponibilizadas e também manter a esperança de que o mundo consiga travar os atentados de Vladimir Putin, que não estão somente a lesar um só povo, ainda que todos nós saibamos que há muitos por fora que se estão a aproveitar da desgraça alheia para aumentarem os preços de forma suja.
Alexandra Teixeira