Artigos

A mulher rural que vai comemorar o Dia das Zonas Húmidas

Faço hoje 50 anos. Eu sei que isso interessa a poucos, mas nos últimos tempos tenho sido bombardeada com coisas que interessam menos ainda. Por exemplo, o mundo anda assim tão bem que tenha uma data para o Dia do Fetiche, que se assinala na terceira sexta-feira do ano? Pois, não sabiam, como não sabiam que Dia Mundial das Zonas Húmidas é a 2 de fevereiro e o das leguminosas no dia 10. Não como, sou intolerante, menos do que ao atum, que me provoca uma alergia dos diabos e que tem o seu dia a 2 de Maio. Os meus amigos sabem que não posso estar perto, nem ao ar livre. É verdade, eu sou cheia de criatividade e inovação, o dia que se comemora a 21 de Abril e percebo, por outro lado, que as minhas alergias dariam, só por isso, para ter sido uma das mulheres e meninas na Ciência, dia que se assinala a 11 de Fevereiro. E nas letras? Há? Pois…

Para desanuviar vou às lapas. Mas tenho de esperar pelo dia 5 de junho, que é o Dia Internacional de Luta contra a Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada e mandar uma encomenda dessas delícias para as minhas filhas a 16 de junho, que é o Dia Internacional das Remessas Familiares. (Isto só piora).

Quatro carteiros na família e ninguém me disse tal coisa. Nasci na família errada, está visto. Na minha não se assinala o Dia Internacional das Viúvas, a 23 de Junho, nem o dia do Aperto de Mão, a 21 desse mês. Na minha Ponta do Sol, de onde vêm as minhas raízes maternas, comemorávamos mesmo era o Dia Internacional da Mulher Rural, mas não sei se era por as minhas antepassadas gostarem de andar a subir aqueles caboucos para assinalar o Dia Internacional das Montanhas. A sorte delas foi os pais não terem feito dos pretendentes protagonistas do Dia Internacional das Vítimas de Desaparecimentos Forçados. Pensei que tinha visto mal e ainda procurei os desaparecimentos voluntários, mas não encontrei nenhum dia para comemorar isso.

Não é fácil perceber tudo isto, nem sequer os motivos para os responsáveis de organizações como as Nações Unidas se lembrarem de semelhante coisa. Tudo bem, eu até mastigo o Dia Internacional dos Asteróides e o dia do Voo Espacial, embora eu não saiba se isso tem alguma relação com o Dia Mundial da Sanita, que a ONU assinala a 19 de Novembro. O do bidé ainda não inventaram, mas ontem, dia 5, foi o Dia da Banheira. Quem tiver ideias pode associar esse ao Dia do Sexo, que se assinala a 6 de Setembro e ao Dia do Orgasmo, que o calendário manda que se comemore a 31 de Julho. Não sei onde é a cerimónia oficial nem que entidades públicas se vão associar à efeméride. Estou louca para ouvir os discursos na ONU. Mas antes disso vou comemorar o Meu Dia. Que um dia, se Deus e as Nações Unidas quiserem, vai estar numa lista.