Madeira

Noite do Mercado do Funchal volta a ter barracas de comes e bebes

Serão leiloados 22 espaços nos arruamentos circundantes ao Marcado dos Lavradores

None

O copo reciclável com um custo de 0,50€ volta a ser utilizado pela CMF para tentar reduzir a quantidade de resíduos produzidos neste evento. Nas operações de limpeza, que começam às 6 horas da manhã do dia 24, estarão envolvidos 126 trabalhadores da autarquia com o apoio de 22 viaturas.

A Noite do Mercado, no Funchal, volta aos moldes anteriores à pandemia, com 22 barracas de comes e bebes nas ruas circundantes ao Mercado dos Lavradores, que vão funcionar das 15h30 do dia 23 de Dezembro ate às 4 da madrugada do dia 24. O preço base de licitação varia entre os 150 e os 200 euros, este último um valor aplicado nas barracas situadas na Rua Dr. Fernão de Ornelas. 

A Rua Latino Coelho fica reservada para as barracas de venda de frutas e legumes. Conforme deu conta Pedro Calado, esta segunda-feira, na apresentação do evento, serão leiloados 10 espaços destinados à venda destes produtos, com uma base de licitação de 150 euros. Estas barracas vão poder funcionar a partir do dia 21 de Dezembro, entre as 7 e as 21 horas. No dia 22, funcionarão entre as 7 e as 23 horas; no dia 23 entre as 7 e as 3 horas da manhã do dia 24. 

Serão leiloados, também, quatro espaços para venda de brinquedos, que vão poder funcionar entre as 15h30 do dia 23 e as 12 horas do dia 24. Juntam-se a estes, mas no espaço junto à Empresa de Electricidade da Madeira, os nove espaços para venda de pinheiros e ramagens, que vão igualmente ser objecto de leilão. 

Os estabelecimentos com esplanada que já existem na Rua Dr. Fernão de Ornelas, à semelhança do que vai ser permitido aos demais estabelecimentos das ruas à volta do Mercado, vão poder funcionar com horário alargado, até às 4 horas da manhã.  

Dinheiro dos leilões com "objectivo social"

O dinheiro arrecadado com o leilão dos diversos espaços para venda de comes e bebes, brinquedos e ramagens serão aplicados pela Câmara do Funchal na melhoria das condições de vida de munícipes com pouca mobilidade, nomeadamente na realização de pequenas obras nas suas moradias, com vista a facilitar a sua locomoção. 

O presidente da Câmara realça o "objectivo social" desta acção. 

Animação nas ruas circundantes ao Mercado

Além dos cantares de Natal, que vão ter lugar na Praça do Peixe, no interior do Mercado, e que começam a partir as 22 horas, ao longo da noite haverá animação nas ruas circundantes ao Mercado, com grupos tradicionais.

O presidente da Câmara do Funchal recusa o recurso a dj's, dando primazia aos despiques e aos cantares tradicionais da época. 

Copo reciclável a 50 cêntimos 

O copo reciclável volta a ser uma opção da Câmara do Funchal para tentar reduzir a quantidade de lixo produzido nesta noite que movimenta milhares de pessoas no centro da cidade. Conforme notou Pedro Calado, na apresentação do evento que teve lugar nos Paços do Concelho, o copo terá um custo de 50 cêntimos, valor que será devolvido com a entrega do copo nos locais apropriados. 

A par desta medida, haverá um reforço dos contentores de lixo em toda a zona envolvente do Mercado dos Lavradores. O presidente da autarquia falava em 143 contentores. Os trabalhos de limpeza, que terão início às 6 horas da manhã do dia 24, serão realizados por 126 trabalhadores do Departamento de Ambiente da CMF, auxiliados por 22 viaturas. 

Estacionamento a 40 cêntimos por hora

No dia 23, os estacionamentos da Câmara Municipal do Funchal terão um preçário mais reduzido, custando 40 cêntimos por hora.

A autarquia já contactou todos os estacionamento privados com impacto na zona da Noite do Mercado para acompanharem este preço, embora Pedro Calado reconheça que essa é uma decisão que apenas cabe aos proprietários desses espaços.