Atraso de vida

A Câmara Municipal do Funchal, na pessoa do seu presidente, mostrou-se aberto a corrigir algumas das alterações implementadas nalgumas artérias da cidade para garantir uma maior fluidez do trânsito. É bom que tenha demonstrado tal humildade para corrigir os erros, pois houve alterações implementadas na semaforização que só contribuíram para afogar, mais ainda, zonas de grande pressão de trânsito.

O caso mais gritante é mesmo o do entroncamento entre a Via 25 de Abril, também conhecida por Cota 40, com a Rua do Ribeiro da Pena, logo atrás da Escola Secundária Francisco Franco. Permitir que o trânsito que desce a Rua Pedro José de Ornelas, possa virar à esquerda é um exemplo perfeito de que como complicar o que era simples. A concorrida Cota 40 tornou-se, ali, num atraso de vida.

Toda a gente sabe que o trânsito descendente à Rua Pedro José de Ornelas tem a opção de apanhar a Cota 40 através do cruzamento da Elias Garcia, tomando depois aquele mesmo sentido (Campo da Barca). Não consigo compreender os benefícios de cortar uma via de circunvalação da cidade com um semáforo somente para permitir o cruzamento de carros. Compreenderia sim, se o semáforo estivesse ao serviço dos peões, para lhes garantir maior segurança, pois são inúmeros os estudantes que atravessam aquela via e tem ocorrido alguns acidentes na passadeira. Agora, impor uma paragem forçada para permitir que o tráfego que desce a Pedro José de Ornelas possa virar à esquerda quando tem essa mesma opção a 20 metros do local, desculpe, parece uma servidão a meia dúzia de clientelas em prejuízo de centenas. O resultado está à vista diariamente! Gostaria de aproveitar a oportunidade para, através deste espaço, convidar a comitiva camarária a ver in loco a fila de trânsito estender-se até à Galp do Campo da Barca. A minha filha, que aprecia muito a pontualidade na escola, já me perguntou vezes sem conta, quando é que eu iria fazer escrever ao Sr. Presidente da Câmara a pedir-lhe para acabar com aquela barbaridade. Chegou o momento. Espero que este reparo seja merecedor da sua atenção. Boas Festas e um Santo e Feliz Natal!

Filomena Gonçalves