PSD diz que Orçamento da Região valoriza o papel da juventude
O Grupo Parlamentar do PSD Madeira valorizou o forte investimento previsto, no Orçamento da Região para 2023, para a área da juventude.
Bruno Melim, porta-voz da iniciativa, referiu que “à semelhança dos anos anteriores, o Governo Regional valoriza o papel da juventude na sociedade madeirense procurando, através de acções concretas, resolver os problemas do quotidiano dos mais jovens”, tendo dado exemplos de medidas setoriais que demonstram essa preocupação por parte do executivo.
“Em matéria de políticas de juventude é significativo o investimento feito, uma vez que o orçamento regional prevê uma verba superior a 2 milhões de euros, alocados a projetos como 'Estágios de Verão', 'Jovens em Formação' ou 'Programa Ingress@'.
Acrescentou, ainda, o deputado que há matérias como o ensino superior que continuam a merecer uma atenção redobrada da tutela regional, mesmo em áreas que não eram da sua responsabilidade.
Para os nossos estudantes no Ensino Superior, o Governo Regional prevê um reforço de verbas nas bolsas de estudo no montante a rondar os 500 mil euros, num investimento global que alcança os 4 milhões de euros, assumindo, ainda, os custos do passe sub-23 para os estudantes da Universidade da Madeira, que a República continua a não assumir, num investimento na casa dos 300 mil euros". Bruno Melim
A operação do programa Estudante InsuLar, em que o executivo possibilita às famílias madeirenses que paguem apenas 65 euros por viagem aérea, tem prevista uma verba de 5 milhões de euros, que perfaz um total superior a 20 milhões de euros investidos nos últimos 4 anos, foi outro dos temas abordados pelo jovem deputado.
A gratuitidade dos passes escolares a todas as crianças sub-12, medida que se mantém apesar do toda a instabilidade no setor energético, junta-se a esta aposta na área do transporte para os jovens da Região.
Bruno Melim destacou, também, a existência de outras medidas nas diferentes áreas de governação que têm em consideração os mais jovens e que devem, igualmente, ser valorizadas.
“Olhando para o orçamento sectorialmente, é possível afirmarmos que existe uma preocupação com a Juventude quando se mantém e reforçam iniciativas como o projeto + Visão jovem, quando existem majorações específicas para os mais jovens em matéria de habitação, bem como, em sede fiscal que, nesta área em particular, fará com que os jovens madeirenses paguem, em IRS, menos 1 milhão de euros do que no continente”, reiterou.
Para o social democrata, “são medidas como estas que nos permitem afirmar que este orçamento responde aos anseios da Juventude”, não se devendo, contudo, deixar de salientar que, “em virtude daquilo que se prevê para 2023, o PSD estará atento a todas as questões que se podem agravar na vida dos jovens, garantindo dedicação e empenho na resolução de novos problemas, sempre que estes se afigurem no horizonte da Juventude madeirense”, concluiu.