Madeira

Temperatura máxima mais alta ultrapassa os 25 ºC no fecho do ano

Valor mais elevado da temperatura, 25,6 ºC, foi registado pelas 13h20, na estação meteorológica localizada na vila no Porto Moniz

None

À meia-noite a temperatura do ar na baixa do Funchal poderá ser ‘tropical’

Ultrapassou os 25 graus Celsius (ºC) a temperatura máxima mais alta registada hoje (até às 14h00), derradeiro dia do ano 2022, na rede de estações meteorológicas do IPMA no Arquipélago da Madeira. O valor mais elevado da temperatura, 25,6 ºC, foi registado pelas 13h20 (pouco depois do ‘meio-dia’ solar) na costa Norte da ilha da Madeira, na estação meteorológica localizada na vila no Porto Moniz.

No Funchal/Observatório a máxima registada foi de 23,5 ºC, valor superado na Ponta do Sol/Lugar de Baixo e em São Vicente, onde o ‘mercúrio’ já atingiu os 23,8 ºC.

A temperatura máxima mais baixa foi registada na Bica da Cana (9,0 ºC).

Nota também para o vento – que tende a aumentar – e que já esta madrugada soprou até 82 km/h na Ponta do Pargo (valor de aviso amarelo).

Quanto a precipitação, apenas foram registados ‘vestígios’ nas regiões montanhosas, nomeadamente nas estações meteorológicas do Chão do Areeiro e da Bica da Cana, em ambos os casos tal não passou, para já, de insignificantes 0,1 mm.

Apesar da previsão apontar para períodos de chuva ou aguaceiros a partir da tarde/noite, mais prováveis nas vertentes sul e nas zonas montanhosas do quadrante sul, por vezes forte (até 40 km/h) a partir da manhã, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas zonas montanhosas, temporariamente com rajadas até 75 km/h, a meteorologia também prevê pequena subida da temperatura mínima que poderá proporcionar noite tropical na baixa do Funchal durante a passagem de ano. O prognóstico do IPMA é que à meia-noite a temperatura do ar no Funchal situe-se entre os 19/20 ºC.