Madeira

Palestra sobre bactéria americana no Ecológico do Funchal

None

Realizou-se hoje, no Auditório do Parque Ecológico do Funchal (PECOF), uma palestra intitulada 'Xylella fastidiosa, Ameaça Potencial à Floresta Laurissilva'.

A iniciativa visou elucidar os técnicos do PECOF sobre esta bactéria americana, de forma a potenciar o seu trabalho na salvaguarda da conservação da natureza da floresta.

A bactéria Xylella fastidiosa é classificada na Europa como um organismo de quarentena, vive no xilema e a sua lista de plantas hospedeiras, inclui mais de 300 espécies.  Os principais vectores são espécies de hemípteros, das famílias Cicadellidae e Cercopidae, ambas presentes na Madeira. Na Europa, a bactéria foi detectada pela primeira vez em 2013, tendo-se espalhado pela Península Ibérica e noutros países europeus.

A Comissão Europeia, segundo a Decisão (UE) 2015/789 de 18 de Maio, estabeleceu que os Estados-Membros devem nos seus respectivos territórios, realizar prospecções anuais na extensa lista de plantas, que inclui também espécies presentes na Laurissilva

A palestra foi ministrada por Laura Avivar Lozano, aluna de doutoramento da Universidade de Sevilha, e contou com a presença da vereadora Nádia Coelho e de vários dirigentes e técnicos da Câmara Municipal do Funchal.