Associação do Caminho Real promove conferência no Porto Moniz
Tem lugar este sábado, dia 3 de Dezembro, a III Conferência do Caminho Real da Madeira, evento que decorrerá no Auditório do Centro de Ciência Viva do Porto Moniz.
À semelhança das edições anteriores, este é um encontro que "visa agregar valor de uma forma holística sobre a forma como estes caminhos centenários despertam e estimulam os sentidos, criando experiências únicas e genuínas, bem como reflectir sobre os desafios que se apresentam na gestão dos equilíbrios fundamentais ao desenvolvimento sustentável, sejam estes económicos, ambientais e sociais, sempre numa perspectiva de um futuro próspero ao Caminho Real e à Madeira", refere a organização em comunicado enviado às redacções.
Em debate estarão o conhecimento dos contextos históricos, etnográficos e naturais que caracterizam estas estradas centenárias. que, durante muitos anos, foram a ligação terrestre mais segura entre as populações. A par disso, incluída na discussão estará a valorização que estas vias poderão aportar à Madeira, "quer pela complementaridade à tradicional oferta com um produto autêntico assente no binómio turismo/cultura, quer pelo desenvolvimento socioeconómico integral que o mesmo proporciona", apontam.
A conferência terá dois painéis, com um total de 8 oradores convidados. O primeiro painel, que tem início marcado para as 9h45, contará com as intervenções de António Barroso Cruz (Literatura/Viagens), Filipe Teixeira (Música) e Pedro Carvalho (Fotografia). O segundo momento, agendado para as 11h15, terá como intervenientes Bernardo Trindade (Turismo Sustentável), Domingos Rodrigues (Envolvente Ambiental) e Fabiane Nunes Zanchet (Bem-Estar).