Mega Presépio do Galeão inaugurado amanhã
Lapinha da Associação Cultural e Recreativa do Galeão conta com cinco mil peças
A 25.ª edição do Mega Presépio do Galeão é inaugurada esta segunda-feira, 19 de Dezembro, com a participação do Presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, pelas 18 horas.
Localizado junto ao centro de saúde de São Roque, o Presépio do Galeão foi criado por Juvenal Fernandes da Silva, que antes já havia realizado projetos semelhantes, embora de menores dimensões, em Santo António e em São Martinho, onde a sua família começou com a tradição.
O Presépio do Galeão, elaborado pela Associação Cultural e Recreativa do Galeão, é uma lapinha em ponto gigante, que mostra figuras do Natal, conciliando-as com as tradições e costumes da Madeira, inclusive religiosos, incluindo representações de todas as igrejas da Madeira.
Tendo as lembranças como tema central, o presépio deste ano integra a representação de antinhas lapinhas da Madeira com diversas várias figuras e artefactos datados do início do século XX, como um gramofone, ainda em funcionamento.
O processo de concepção do presépio do Galeão leva três meses e necessita do trabalho diário de oito homens. Ao todo, estão em exibição cerca de cinco mil peças distribuídas por cerca de mil metros quadrados.
O presépio estará aberto ao público de 19 de Dezembro a 20 de Janeiro, das 15 às 21 horas.