Portugal vai atingir meta de 3 milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19
O ministro da Saúde afirmou hoje que "nos próximos dias" a meta de três milhões de doses de reforço da vacina contra a covid-19 vai ser atingida, colocando Portugal como "o melhor país" da União Europeia naquela vacinação.
"Estou muito grato à atitude cívica dos portugueses na adesão à vacinação, estou convencido que nos vai permitir atingir a nossa meta [três milhões de doses de reforço ministradas] nos próximos dias, não sei exatamente em que dia", afirmou Manuel Pizarro, na Maia, distrito do Porto, na apresentação do Plano Local de Saúde Maia/Valongo.
Manuel Pizarro referiu que após atingida a meta das três milhões de doses dadas antes do Natal, o Governo "anunciará qual o próximo objetivo".
O governante salientou que "todo o sistema de vacinação está muito bem organizado" e que a meta atingida coloca Portugal bem posicionado no que à vacinação contra a covid-19 diz respeito: "Julgo que na dose de reforço da covid-19 [é] o melhor país da União Europeia".
Quanto à vacina contra a Gripe, segundo o ministro da tutela, Portugal está também perto de atingir as metas estipuladas.
"Atingimos julgo que 72% das pessoas acima dos 65 anos já vacinadas contra a gripe, a meta da Organização Mundial de Saúde é 75%, estamos francamente mesmo à beirinha da meta", referiu.
O Plano Local de Saúde da Maia/Valongo é, segundo informação fornecida pela Câmara Municipal da Maia, "uma plataforma congregadora de todas as instituições que influenciam a Saúde e bem-estar na Maia e em Valongo, que potencia sinergias para maximizar a efetividade e eficiência das intervenções em Saúde".