ARDITI e Inventa firmam protocolo para potenciar registo de patentes madeirenses
A Inventa, consultora especializada em propriedade intelectual, firmou um protocolo com a Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação, com o objectivo de contribuir para o aumento, na Região Autónoma da Madeira, do número de pedidos de registo de marca e desenho ou modelo e pedidos de patente.
Os pedidos de patente europeia requeridos por requerentes da Região Autónoma da Madeira (RAM) sofreram em 2021 uma redução de 57%, dados incluídos no Barómetro Inventa 2022 – Patentes Made In Portugal.
O total de patentes registadas com origem na Madeira ascendeu a 7, representando apenas 0,8% dos 919 pedidos nacionais no INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial, mais dois do que em 2020 (+50%), e igual número que em 2019.
Contudo a quebra de que fala a nota enviada pela Inventa refere-se aos depósitos de pedidos de patente europeia na EPO - European Patent Office ascendeu apenas a 3, menos 57% do que em 2020 (7) e também menos 50% face a 2019 (6).
A ARDITI, tem como propósito o apoio a atividades de investigação e de
desenvolvimento experimental, de promoção da difusão tecnológica, de formação e
de informação científica e técnica, bem como o desenvolvimento de ações que
contribuam para a modernização e desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira
(RAM).
No âmbito do protocolo estão previstas diversas atividades, tais como:
eventos temáticos sobre os mecanismos de propriedade intelectual, consultórios
gratuitos de PI e elaboração gratuita das subvenções ao Fundo PME, fundo este
que apoia as pequenas e médias empresas nos pedidos de patente e pedidos de
registo de marca e desenhos ou modelos (proteção do design).
"Acreditamos que esta parceria será benéfica para ambos os lados e permitirá, igualmente, o impulsionamento das inovações oriundas de uma região tão rica como o arquipélago da Madeira", refere Luís Caixinhas, engenheiro de patentes na Inventa.