Desporto

Pedro Proença agradece a Fernando Santos pelos títulos e porque o futebol tem memória

None
Foto Ivan del Val/Global Imagens

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, utilizou hoje a sua conta pessoal numa rede social para agradecer ao ex-selecionador Fernando Santos pelos títulos conquistados e porque o futebol tem memória.

"Eras já tu o selecionador nacional quando, em 2015, assumi a presidência da Liga Portugal. Foste tu quem me permitiu, a mim e a milhões de portugueses em todo o Mundo, celebrar o primeiro grande título da Seleção Nacional, a conquista do Campeonato da Europa em 2016", escreveu Pedro Proença, tratando Fernando Santos por 'tu' ao longo da missiva.

Além da conquista do Euro2016, Proença aludiu, também, à vitória na Liga das Nações: "Foste tu quem, no Porto, conduziu Portugal à vitória na primeira edição da Liga das Nações. Sem esquecer os apuramentos para os Campeonatos do Mundo e Europeus em que, ao longo dos mais de três mil dias em que estiveste à frente da equipa de todos os Portugueses, nos conduziste. Não falhaste nenhum".

O atual presidente da Liga deixou ainda um agradecimento a Fernando Santos: "Contigo sorri. Eu e milhões de portugueses. Contigo também chorámos, porque o futebol é mesmo assim. Pode ser ingrato. Mas há uma coisa que o Futebol sempre terá: memória. E é por isso, meu caro Fernando Santos, que mereces o meu agradecimento por tudo o que fizeste por Portugal. Que, estou certo, se estenderá a todos aqueles que verdadeiramente amam a Seleção Nacional".

A FPF anunciou hoje que Fernando Santos deixou o comando técnico da seleção portuguesa, após oito anos à frente da equipa das 'quinas', desde 2014, durante os quais deu a Portugal os dois primeiros troféus internacionais a nível sénior, com a conquista do Euro2016 e da Liga das Nações de 2019.

Em 109 jogos, Fernando Santos conseguiu 67 vitórias, 23 empates e 19 derrotas, a última das quais frente a Marrocos, por 1-0, nos quartos de final do Mundial2022 de futebol.