PUB
PUB
Madeira

40% da actualização remuneratória dos Bombeiros Sapadores do Funchal pagos em 2023

None

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF) entende ser da “maior justiça” que a atualização prevista para os anos de 2024 e 2025 seja feita já no próximo ano, passando os 134 bombeiros atualmente em funções a receber a sua remuneração na totalidade já em janeiro de 2023, com o pagamento dos restantes 40 %, em vez dos 15%  inicialmente previstos. Um investimento de cerca de 500 mil euros. Esta foi uma das deliberações da reunião semanal do executivo municipal do Funchal desta manhã.

PUB
Advertisement

Outro ponto aprovado revela que a autarquia  deliberou contratar depósito a prazo à taxa spread 1,35 %.  Na sequência da análise da disponibilidade de tesouraria, a Câmara Municipal do Funchal decidiu realizar uma aplicação financeira de curto prazo no montante de 8 milhões de euros até ao final do exercício de 2022.

Pedro Calado esclarece que a constituição do depósito a prazo, visa “dar rentabilidade” ao dinheiro da autarquia que está consignado apenas ao  pagamento de obras públicas que estão a decorrer. “É muito claro, em vez de termos o dinheiro numa conta à ordem a  0,0 %, nós fizemos uma aplicação a depósito a prazo que vai render 1,35% no prazo de 90 dias”, esclareceu, sublinhando que o dinheiro dos juros será aplicado em apoios sociais à população.

Outra decisão do executivo municipal prende-se com a prorrogação do prazo por seis meses para a execução da obra de eficiência energética do Bairro do Palheiro Ferreiro. Devido às dificuldades na aquisição de materiais específicos situação que decorre da conjuntura que se atravessa pós-pandemia e da repercussão da guerra na Europa, foi prorrogado o prazo até 4 de junho para a execução da obra de eficiência energética do Bairro do Palheiro Ferreiro.

A empreitada em curso refere-se a trabalhos específicos para a promoção de eficiência energética em 70 fogos de habitação social, nomeadamente a execução de sistema de isolamento térmico das paredes exteriores e cobertura, assim como substituição de caixilharias de alumínio e colocação de painéis solares para aquecimento das águas sanitárias.