Lisboa registou os valores mais elevados de precipitação no continente
As estações meteorológicas da região de Lisboa registaram entre segunda-feira e hoje "os valores mais elevados" de precipitação de Portugal continental, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Em relação à quantidade de precipitação em períodos curtos (uma hora, três horas, seis horas e 12 horas), destacam-se as estações meteorológicas da grande região de Lisboa nas quais foram registados os valores mais elevados do território continental", adiantou o IPMA.
Em três horas, segundo o instituto, os valores mais elevados acumulados foi de 76.9mm, entre o período 03:10 e as 06:10, na estação Lisboa/Gago Coutinho, e de 73.5mm na estação de Lisboa/Relógio.
Por sua vez, em seis horas, foram contabilizados 90.0mm na estação Lisboa/Gago Coutinho e 89.9mm no Instituto Geofísico.
Já em 12 horas, o IPMA destacou as estações de Lisboa, Gago Coutinho, Instituto Geofísico, Lisboa Tapada da Ajuda e Relógio com valores superiores a 100mm.
O IPMA lembrou ainda o valor máximo horário registado na estação de Coimbra/Bencanta, 31.4mm, na segunda-feira. O organismo realçou que, sobre o valor diário, foram registados novos máximos de precipitação, para dezembro, em 13 estações, desde o início do mês.
Hoje, foram alcançados "extremos absolutos de precipitação" diária nas estações do Instituto Geofísico (120.3mm), do Barreiro (83.4mm), de Almada (81.9mm) e de Mora (98.8mm).
"Importa ainda realçar que nas estações de Lisboa/I.G., Lisboa/G.C., Lisboa/Tapada e Mora o valor da precipitação registada em 24 horas foi da ordem de grandeza da normal climatológica do mês", salientou o IPMA.
O IPMA sublinhou ainda que até hoje, em algumas estações, "o total de precipitação registado é superior, entre uma vez e meia e duas vezes, ao valor da normal para o mês de dezembro", estacando as estações de Lisboa/I.G., Lisboa/G.C., Lisboa/Tapada, Barreiro e Almada.