Desporto

Antigas vencedoras do 'Madeira Ladies Open' premiadas pelo WTA

None

Na cerimónia anual da Women's Tennis Association (WTA), onde são galardoadas diversas atletas do mundo do ténis feminino, foram premiadas as duas vencedoras das primeiras edições do Madeira Ladies Open. 

Beatriz Haddad-Maia, vencedora da primeira edição do torneio, em 2020, foi premiada com o 'WTA Most Improved Player of the Year'. A brasileira chegou à final de Montreal, onde só perdeu para a campeã de diversos Grand Slams, Simona Halep. 

A atleta de 26 anos fez história em 2022, mais concretamente na temporada de relva, ao se tornar a primeira jogadora a vencer, em semanas consecutivas, o torneio de Nottingham e Birmingham. Haddad-Maia, acaba assim em grande 2022 no seu ranking máximo de carreira (15ª).

Já a vencedora da edição de 2021 do Madeira Ladies Open, a chinesa Qinwen Zheng foi premiada com o galardão 'WTA Newcomer of the Year'. A jovem atleta de apenas 20 anos, que começou o ano fora do Top-100 mundial, terminou bem dentro do mesmo, chegando ao máximo de carreira (25ª). Alcançou a sua primeira final no circuito em Tóquio e vitórias estrondosas sobre Simona Halep, por exemplo.

Emina Bektas, norte-americana e mais recente campeã da prova, tentará seguir as pisadas das últimas campeãs, em 2023. 

O prémio mais importante da gala, Jogadora do Ano, foi atribuído de forma unânime à número 1 mundial Iga Swiatek. Tatjana Maria, a dupla Barbora Krejcikova/Katerina Siniakova, Ons Jabeur, David Witt (treinador de Jessica Pegula) foram os restantes contemplados.